Cuidado! Novo golpe digital promete “saque imediato” da restituição de impostos

Com diversos termos técnicos, os golpistas estão espalhando links de acesso por e-mail e mensagens com a promessa de “saque imediato” da restituição dos seus impostos.

Este novo golpe na praça está usando o nome da Receita Federal com a promessa de restituição do seu I.R. De acordo com o órgão brasileiro, os golpistas estão enviando e-mail e mensagens com informações bem apelativas que, se a pessoa não prestar atenção, pode acabar colocando em risco os seus dados pessoais. A Receita Federal salienta que não tem enviado nenhum tipo de mensagem sobre isso.

Durante esta época do ano, é normal ouvirmos bastante sobre a declaração de imposto de renda e as possíveis restituições em alguns casos. Porém, infelizmente, os golpistas aproveitam esse momento para atacar, especialmente aqueles que não tem tanto conhecimento.
A Receita Federal não envia links para restituição de pagamentos.

Os e-mails estão usando o nome da Receita Federal para enviar informações a respeito de restituição de impostos. Os golpistas se utilizam inclusive de termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas. O objetivo é fazer o cidadão clicar no link hackeador que está por trás do botão “Baixar Chave de Acesso”.
Na verdade, trata-se de um arquivo malicioso, e a restituição do Imposto de Renda serve de “isca” para “pescar” vítimas.

A técnica conhecida como “phishing” (parecido com “fishing” em inglês, que quer dizer “pescaria”).

A Receita Federal alertou que suas comunicações não possuem links de acesso por e-mail ou mensagens.

Além disso, todas as informações recebidas, explicou a Receita Federal, devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), com acesso seguro por meio da conta GOV.br ou certificado digital.

Veja abaixo algumas dicas de segurança para não cair em golpes:

⦁ Se necessário, entre em contato com os canais oficiais do órgão mencionado para confirmar a informação que você recebeu;

⦁ Antes de clicar num link, cheque se quem enviou aquela mensagem é mesmo confiável;

⦁ Fique sempre bem informado, porque uma das melhores formas de se prevenir de um golpe é saber que ele existe;

⦁ Não coloque informações pessoais ou bancárias, muito menos realize pagamentos, se não tiver certeza sobre o link que você recebeu e sobre quem o enviou.

Drive-Thru do resíduo eletrônico acontece até as 16h deste sábado (12) em Campos do Jordão

Campos do Jordão abre editais para shows de aniversário e publicação de livros sobre a história da cidade