De Chicago ao Vaticano: conheça a trajetória do novo papa Leão XIV

O novo papa, Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, é um religioso norte-americano da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), nascido em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois. Ele é o primeiro papa dos Estados Unidos e o primeiro agostiniano a liderar a Igreja Católica em séculos.

Formação e vida religiosa

Prevost ingressou no noviciado agostiniano em 1977 e professou votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982. Sua formação acadêmica inclui:

  • Bacharelado em Matemática pela Universidade Villanova (1977);

  • Mestrado em Divindade pela Catholic Theological Union de Chicago (1982);

  • Licenciatura e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma (1984 e 1987, respectivamente).

Missão no Peru

Em 1985, Prevost iniciou seu trabalho missionário no Peru, atuando como chanceler da Prelazia Territorial de Chulucanas. Entre 1988 e 1998, liderou o seminário agostiniano em Trujillo e ensinou direito canônico no seminário diocesano local. Durante esse período, também serviu como juiz do tribunal eclesiástico regional e membro do Colégio de Consultores de Trujillo.

Liderança na Ordem Agostiniana

Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana de Chicago. Dois anos depois, em 2001, tornou-se prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos consecutivos até 2013.

Serviço episcopal e na Cúria Romana

Nomeado administrador apostólico de Chiclayo, no Peru, em 2014, Prevost foi ordenado bispo titular de Sufar no mesmo ano. Em 2015, tornou-se bispo de Chiclayo, posição que ocupou até 2023.

Em janeiro de 2023, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais influentes da Cúria Romana, responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo. Em setembro de 2023, foi criado cardeal e, em fevereiro de 2025, promovido a cardeal-bispo da sé suburbicária de Albano.

Eleição como Papa Leão XIV

Em 8 de maio de 2025, após a morte do Papa Francisco em abril, o conclave elegeu Robert Francis Prevost como o 267º papa da Igreja Católica. Ele escolheu o nome Leão XIV, evocando a tradição de papas anteriores que adotaram esse nome, como Leão XIII, conhecido por sua encíclica Rerum Novarum.

Papa Leão XIV é reconhecido por seu perfil conciliador, experiência missionária e sólida formação acadêmica, características que o posicionam como uma liderança capaz de dialogar com diferentes correntes dentro da Igreja e enfrentar os desafios contemporâneos.

Habemus Papam: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica

Lenine, Elba Ramalho e Cecília Militão abrem festival neste final de semana