DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE: Aprenda como preparar a famosa Mousse de Chocolate da chef Anouk Migotto

Que tal uma deliciosa sobremesa para comemorar o Dia do Chocolate (7 de julho)? Diretamente do livro “Donna Mantiqueira”, a chef Anouk Migotto revela o passo a passo da tradicional Mousse de Chocolate do Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal.

Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate (7 de julho), a chef Anouk Migotto ensina como preparar uma das sobremesas queridinhas do Restaurante Donna Pinha, localizado em Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira: a tradicional Mousse de Chocolate com pinhões – que podem ser substituídos por castanha de caju, nozes ou amêndoas. Uma excelente dica para o final de semana!

A Mousse de Chocolate está entre as 40 receitas do livro “Donna Mantiqueira”, uma coletânea das principais criações da chef à frente do Donna Pinha. O nome do livro, como não poderia deixar de ser, vem em função do amor de Anouk pela serra.

CONFIRA O PASSO A PASSO DA MOUSSE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES
200 gramas de creme de leite fresco;
200 gramas de chocolate meio amargo picado;
3 claras;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 xícara de pinhões cozidos e fatiados (podem ser substituídos por nozes ou outra castanha)
1 colher de café de azeite koroneiki mais picante ou arbequina mais suave;
1 pitada de flor de sal.

COMO FAZER – Em uma panela em banho-maria, aqueça o chocolate meio amargo até que derreta. Coloque em uma travessa, junte o creme de leite e mexa até que fique uma mistura homogênea. Reserve.
Em outra panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar, por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture levemente ao creme de chocolate os pinhões (ou castanhas de sua preferência).
Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Antes de servir coloque um fio de azeite e uma pitada de flor de sal. E, se puder, flores comestíveis para enfeitar!

SOBRE A CHEF – A Serra da Mantiqueira entrou definitivamente para a vida da chef Anouk Migotto em 1996, quando passou a viver em Campos do Jordão. As montanhas rapidamente conquistaram o coração dessa paulistana filha de franceses e, em 2002, a paixão pelas araucárias deu nome ao Restaurante Donna Pinha – tornando-se referência em gastronomia de excelência. Em 2023, Anouk encarou mais um desafio de sucesso: foi convidada pelo Grupo Toriba para inaugurar o restaurante Casa Bambuí, localizado dentro do Parque Bambuí em Campos do Jordão.

SERVIÇO – O Restaurante Donna Pinha está localizado à Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, número 647, no Centro de Santo Antônio do Pinhal/SP. Abre todos os dias para almoço, das 11h às 17h. Para jantar, funciona de sexta e sábado até as 23h e domingo até as 18h.
Atendimento pelo telefone fixo (12)36662669. Acompanhe também pelas redes sociais: @donnapinha (Insta) ou Donna Pinha (Face).

FOTOS/DIVULGAÇÃO
Chef Anouk Migotto – Foto/Divulgação: Adriana Rebouças
Mousse de Chocolate com pinhões – Foto/Divulgação: Douglas Fagundes

Em evento da ACE, pré-candidatos a prefeito de Campos do Jordão expressam apoio ao “Campos do Jordão 150 + 15”

Palácio Boa Vista - Campos do Jordão

Palácio Boa Vista celebra 60 anos com novas exposições e atividades culturais