Campos do Jordão retoma atividades turísticas em áreas naturais

Com  a passagem de Campos do Jordão para fase amarela do plano São Paulo, além de restaurantes, bares e outros comércios não essenciais, as atividades turísticas em áreas naturais também foram autorizadas a retomar o atendimento a turistas. Dessa forma, aumenta ainda mais as opções do que fazer em Campos do Jordão na retomada do turismo.

Além de caminhadas, cavalgadas e piqueniques, que estão entre as atividades que nunca foram suspensas, os visitantes voltam agora a ter acesso aos atrativos com tirolesas, quadriciclo e até circuitos de bike que tanto encantam jordanenses e visitantes.

Listamos abaixo algumas boas opções de atividades ao ar livre em Campos do Jordão que já estão operando com protocolos e segurança.

Zoom Bike Park: do iniciante ao experiente, o endereço certo dos ciclistas de montanha.

Zoom Bike Park

Existe um local no caminho do Horto onde quem adora pedalar encontra vários circuitos que proporcionam interação total com a paisagem. O Zoom Bike Park possui diversas trilhas distribuídas em uma área de dois milhões e 500 mil metros quadrados. São, ao todo, 46 quilômetros de subidas, descidas e trechos planos com quatro graus de dificuldade, todas classificadas de acordo com a IMBA, sigla em inglês que significa Associação Internacional de Mountain Bike.

O nível de cada trilha é definido por cores, de forma que o Bike Park possa atender a todos os níveis de ciclistas. Verde: fácil/médio; Azul: médio/difícil; Vermelho: difícil; Preto: extremamente difícil.

As trilhas no Zoom Bike Park são sustentáveis e foram construídas sem nenhum impacto ambiental. Mesmo quando chove, a água não encontra obstáculos e corre livremente. Por isso, antes de pedalar os ciclistas são orientados a evitar freadas bruscas, que com o tempo cavam o solo gerando erosões. Todas também são demarcadas, inclusive com pontos de hidratação natural. Minas brotam cristalinas em meio à vegetação e servem para matar a sede no caminho. “Em quatro anos, cerca de 17 mil pessoas já pedalaram aqui e nunca ninguém se perdeu graças à demarcação das trilhas”, comenta Márcio Prado, responsável pelo Zoom Bike Park.

A segurança também faz parte da infraestrutura. Experiente ou não, todos são orientados sobre como devem se comportar nas trilhas. Após o briefing, os ciclistas saem com um cartão preso à bike contendo dicas de prevenção a acidentes e telefones de emergência.

Zoom Bike Park – Av. Pedro Paulo, 7997 – Informações e Reservas: (12) 99766-5976 ou pelo site: www.zoombikepark.com.br

Irmãs Beneditinas, um recanto de natureza e paz

Mosteiro São João / Irmãs BeneditinasFundado em 1964, o Mosteiro São João ou como é mais conhecido Mosteiros das Irmãs Beneditinas de Campos do Jordão, é um recanto de natureza, silêncio e introspecção a poucos metros do centro comercial de Campos do Jordão.

Além de caminhos por entre um lindo e bem cuidado bosque, o local conta com uma lojinha a que comercializa produtos religiosos, livros e artesanato produzidos pelas próprias freiras, além de pães, chocolates. etc.

Missa e as Orações Vespertinas com canto gregoriano

De segunda a sábado as 8h da manhã, e domigos as 7h acontece a Santa Missa, realizada na Capela do Mosteiro que é lindamente trabalhada em carpintaria de alta qualidade. No mesmo local diariamente as 17h45 acontecem as Orações Vespertinas com Canto Gregoriano entoados pelas freiras.

Mosteiro São João – Av. Dr. Adhemar de Barros, 330 – Informações e reservas: (12) 3673-1060

Sempre vale a pena visitar uma fazenda de verdade!

São 30 hectares, que integram os 200 hectares do Hotel Toriba, cercada por Mata Atlântica intocada e preservada, a Fazendinha Toriba possui uma ótima estrutura, num local maravilhoso.

Tem galinhas, patos, marrecos, gansos, pavão, porquinhos-da-india, coelhos, galinhas d´angola, carneiros, bode, cães, trutas, jabuti, mini-poney, javali, porcos e javaporcos, etc. Todo vivem soltos e são alimentados pelos vistantes, que tem total interação com os animais.

Os passeios guiados incluem educação ambiental e muita informação de fauna e flora, assim como dos animais criados. De modo didático, e lúdico, a fazendinha é garantia de entretenimento para todos que por ali passam e que sairão encantados e satisfeitos.

O pic-nic é permitido e muito bem-vindo. A Fazendinha Toriba possui um lindo e enorme quiosque, que serve para os visitantes usarem como quiserem. A horta e pomar são orgânicos e ajudam no abastecimento do Hotel. Não é permitida por enquanto a colheita. Nem a pescaria das trutas. Tudo serve para contemplação.

Fazendinha Toriba – Av. Ernesto Diederichsen, 2962 – Informações e reservas: (12) 3668-5000 ou pelo site: www.fazendinhatoriba.com.br

Ducha de Prata um dos mais tradicionais passeios de Campos do Jordão

A Ducha de Prata, também é uma ótima dica de passeio em Campos do Jordão, com uma boa infra-estrutura o ponto turístico oferece um amplo estacionamento gratuito para ônibus e carros, conta com lojinhas de artesanato, malharias, lanchonete, casa de chocolate, lazer ao ar livre como arvorismo, arco e flecha uma tirolesa super bacana e tudo isso bem pertinho do Centro turístico de Campos do Jordão, Vila Capivari.

O espaço tem ainda uma sequencia de quedas d’água com decks para contemplação.

A tirolesa e o arvorismo são  operada por uma das mais tradicionais empresas de eco turismo de Campos do Jordão, a ALTUS!

Sabe aquela pessoa que ficou la na sua cidade e merece uma lembrancinha de Campos do Jordão? É na ducha de prata que você ira encontrar esse presente.

Ducha de Prata – Av. Mariane Baungart, 2485

Tarundu – Muito mais que uma tirolesa fantástica!

Tarundu – Muito mais que uma tirolesa fantástica!

O Tarundu, é o mais completo centro de lazer de Campos do Jordão e região. Muito além de um conjunto de tirolesas, que totalizam mais de 700 metros de percurso, o Tarundu conta com mais de 33 atividades de lazer em contato com a natureza, das quais 17 já estão disponíveis e estão distribuídas em uma área de 500.000 m² e a uma altitude de 1.700m. O visitante encontrará no parque a melhor Pista de Patinação no Gelo do Brasil, Paintball, Passeios a Cavalo, Pônei, Charrete, Arborismo, Arco e Flecha, Escorrega Bóia e muito mais!

E a gastronomia não fica de fora! O Tarundu conta com um excelente restaurante e uma lanchonete super completa.

Tarundu – Av. José A. Manso, 1515 – Informações e reservas: (12) 3668-9595 ou pelo site www.tarundu.com.br

Amantikir – Jardins que falam!

Amantikir é um parque para caminhada e turismo de contemplação, composto por um conjunto de 26 jardins e diversos pontos de interesse como os labirintos e mirantes. Ideal para adultos e crianças que buscam vivências e bem estar junto à natureza, além de interessados em botânica e paisagismo. São mais de 700 espécies de plantas, ao longo de 60.000 m². Cães são aceitos , na guia ou no colo.

O parque funciona todos os dias, das 10h as 16h

Meia entrada para estudantes, jovens de 6 a 16, sênior acima de 60, aposentados, doadores de sangue, policiais civis ou militares, professores da rede pública. Não aceita cartões e conta com loja, café e restaurante no local.

Amantikir – R. Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Informações ou reservas: (12) 99634-6784 ou pelo site: www.amantikir.com.br

Mantiqueira – Um lugar para se conhecer a cavalo!

Campos do Jordão tem tudo a ver com cavalos, seja para um passeio feito por um iniciante, seja para os verdadeiros cavaleiros, que encaram um enduro equestre ou uma trilha. O Rancho Zé Macaco, promete cavalgadas com as mais belas vistas de Campos do Jordão e da Serra da Mantiqueira, sempre com a companhia de guias experimentados e prontos para tornar o passeio um experiencia inesquecível.

Os passeios começam no rancho, localizado na Vila Inglesa e de lá seguem pelas trilhas e estradas de terra que levam as aos mais encantadores locais de Campos do Jordão.

Rancho Zé Macaco – Informações e reservas: (12) 99639-8559

Aventura off road com a Campos do Jordão Quadriciclo

Campos-do-Jordão-Quadriciclos-–-Sua-Aventura-começa-aqui-Uma das atividades mais procuradas de Campos do Jordão é certamente o passeio de quadriciclo. A versatilidade do veículo off-road, possibilita alcançar as lugares com vistas incríveis e sem deixar de lado a adrenalina de pilotar nas trilhas da Serra da Mantiqueira.

Os passeios podem ser individuais ou em duplas e até mesmo em grupos de amigos.

Campos do Jordão Quadriciclos – Av. Pedro Paulo, 3200 – Informações e reservas: (12) 3663-2390 ou pelo site: www.camposdojordaoquadriciclos.com.br

 

Horto Florestal de Campos do Jordão

Horto Florestal de Campos do Jordão por Tadeu Sales
Horto Florestal de Campos do Jordão por Tadeu Sales

A maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo fica em Campos do Jordão. Ela faz parte do Horto Florestal, que preserva mais de 800 tipos de plantas e quase 70 espécies de animais e 160 de aves. Dentro do Horto há uma agência de ecoturismo com bicicletas para alugar. Também existem trilhas que podem ser feitas a pé. Destaque para a dos Campos de Altitude, que proporciona uma ampla vista da mata atlântica. Também há uma exposição histórica bem em frente ao estacionamento com dezenas de fotografias desde a criação do Horto, em 1941, até os dias atuais. No parque ainda tem o Restaurante Dona Chica, tirolesa, e arvorismo! Além de deliciosa Cervejaria Gard

Horto Florestal de Campos do Jordão – Av. Pedro Paulo, s/n – Informações e reservas: (12) 99607-0501

 

 

This post will expire on Monday August 17th, 2020 – 2:14pm.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.