Momentos de Glória do Nosso Esporte
Ao começar a escrever esta coluna, no início da década de 90, despretensiosamente tinha a intenção de mostrar à atual e futuras gerações de crianças e jovens, as conquistas e participação de clubes, diretores e amantes do esporte.
Não necessariamente grandes esportistas, tecnicamente falando.
O importante para é documentar um pouco o que ocorreu ao longo dos tempos no esporte jordanense.
Tanto é que hoje irei falar de alguns esportistas, talvez nem tanto técnicos, nem tanto personagens de grandes conquistas esportivas, porém, exemplos dignos de que o esporte não vive só de grandes conquistas, mas de exemplos de participação em uma atividade sadia.
É o caso da equipe da foto, mesclada com Doutores e Professores, são eles: Cezário Richieri, Fausi Paulo, Pedro Paulo Filho, Maynard Góes, José Padovan, Luiz Carlos Pinotti, Ulysses Pessanha da Silva, o “doutor em futebol”, Prof. João Gualberto Mafra Machado, Jair Pinheiro, Geraldo Padovan, Moacyr Padovan e Prof. Guido, todos da década de 60.
Conversando certa ocasião com o meu “perito em identificação”, o Daval do então Posto Texaco, de saudosa memória, ele me fez uma revelação emocionante: como diretor do antigo Grêmio Estudantil Jordanense e que organizara o primeiro jogo entre Doutores e Professores, isto no final dos anos 50.
Sabem quem foi o grande herói da partida ? Disse-me ele : “nada mais nada menos que o nosso querido Dr. João Pedro Além, que atuou como goleiro.”
O homem pegava todas, uma verdadeira muralha entre as traves, tenho uma foto dele no gol, oportunamente, publicarei, mas, enquanto isso não ocorre vai aí a nossa homenagem e o reconhecimento a todos os Doutores e Professores pelo exemplo de esportividade e, em especial, ao grande médico e amigo de todas as horas, já não mais entre nós, o querido Dr. João Pedro Além.
Vocês merecem com todos os méritos, serem lembrados e terem seus nomes gravados nos anais da história dos Momentos de Glória do Nosso Esporte.