Em Campos do Jordão, Governador defende união com prefeituras para fortalecer políticas públicas em SP

Tarcísio de Freitas participa da cerimônia de encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios. Gestores têm acesso a diversos serviços estaduais

O governador Tarcísio de Freitas reforçou nesta sexta-feira (15), em Campos do Jordão, o compromisso de parceria entre o Estado e as 645 prefeituras para implementação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento, a dignidade e o diálogo em todo o território paulista. Tarcísio foi o principal participante da cerimônia de encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios, que reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todas as esferas para debates sobre inovação na gestão pública.

“O trabalho da Associação Paulista de Municípios torna o municipalismo algo vivo, forte e importante e que chama a atenção do Executivo estadual para essa atuação conjunta. As pessoas moram nas cidades e a política pública tem que alcançar todas elas. A visão municipalista é fundamental para a gente ter sucesso e levar políticas públicas de qualidade na ponta”, afirmou Tarcísio.

O governador participou ao lado da primeira-dama Cristiane Freitas e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado. Ao longo desta semana, secretários estaduais e técnicos do Governo de São Paulo receberam os gestores municipais em estandes no evento para esclarecimentos sobre convênios e parcerias com o Estado para modernização, digitalização e desburocratização da administração pública.

Tarcísio também destacou o processo de desestatização da Sabesp, que terá a anuência dos 375 municípios atendidos pela companhia para antecipar as metas de universalização do saneamento para 2029. Outros pontos de atuação conjunta entre Estado e prefeituras citados pelo governador foram o sistema Detecta, da Secretaria de Segurança Pública, e o Alfabetiza Juntos SP, da Secretaria da Educação.

Sob o tema “Municípios, a Força da Democracia”, os participantes do congresso discutiram assuntos ligados a mudanças nos pisos salariais e seus impactos nos municípios, a nova legislação sobre licitação e contratos, parcerias público-privadas, consórcios municipais, mudanças climáticas e direitos humanos, entre outros.

Ao longo desta semana, o Governo de São Paulo apresentou aos participantes as inovações e modelos de gestão propostos pelo Estado para fortalecer o desenvolvimento econômico e social dos municípios .

A Investe SP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, lançou o guia de atração de investimentos dos municípios. O documento já está à disposição de prefeitos e vereadores e orienta sobre como identificar e promover oportunidades e vocações de cada cidade.

As políticas públicas inclusivas que levam dignidade à população também foram destacadas. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência apresentou as oportunidades de programas como o TODAS in-Rede, os Polos de Empregabilidade Inclusiva, o programa São Paulo São Libras e as ações de promoção do paradesporto.

Promovido há 66 anos, o congresso também premiou os cinco municípios com melhor pontuação em um ranking próprio, que considera os aspectos sociais, fiscais e de gestão. O encontro contou ainda com painéis que destacaram as boas práticas municipais no âmbitos dos poderes Executivo e Legislativo.

 

Vídeo: Páscoa na Montanha – delícias, surpresas e diversão em Campos do Jordão!

BikeCine chega ao Vale do Paraíba oferecendo cinema ao ar livre e com energia limpa