O governador de São Paulo afirmou nesta sexta-feira, em publicação nas redes sociais, que o quadro Operários, de Tarsila do Amaral, será levado para o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. A declaração foi feita ao lado do prefeito do município.
Nós vamos levar o Operários lá pro Palácio Boa Vista. Disse o governador Tarcísio de Freitas.
A fala tem peso simbólico porque, ao longo dos anos, o Palácio Boa Vista sempre foi associado como “a casa” da obra, dentro do conjunto artístico ligado às residências oficiais do Estado. Em determinado momento, o quadro foi levado para o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e desde então passou a circular em agendas institucionais e exposições.
O prefeito também comentou o anúncio:
“Esse diálogo começou ainda na campanha. Tratamos do assunto com o governador e com a Secretaria de Cultura porque entendemos que a presença do Operários em Campos do Jordão será muito positiva para a cidade”, declarou o Prefeito Caê, de Campos do Jordão.
Atualmente, a obra integra o Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e está exposta em Brasília, em uma mostra temporária dedicada à artista modernista.
Pintado em 1933, Operários é uma das obras mais conhecidas de Tarsila do Amaral e um ícone do modernismo brasileiro. A possibilidade de retorno ao Palácio Boa Vista, mencionada publicamente pelo governador, renasce a esperança de amantes da arte de ver a pintura novamente em Campos do Jordão, reforçando o Palácio como um dos principais polos culturais do Estado.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre prazo, formato da exposição ou as condições para a transferência da obra para Campos do Jordão.


