Estrada de Ferro Campos do Jordão vai investir R$ 4,3 milhões para voltar com o trem de serra

Por: Claudio Borges

 

Sob o comando do ex vice-prefeito de Campos do Jordão, Marcelo Padovan, a EFCJ vai investir cerca de R$ 4,3 milhões para que o trem que liga Campos do Jordão a Santo Antônio do Pinhal, volte a circular.

A atração conhecida como Trem do Mirante da EFCJ é um tradicional passeio, muito procurado por turistas. O edital de concorrência foi publicado no Diário Oficial no dia 6 de agosto e prevê que o pregão aconteça no dia 13 de setembro.

A expectativa é que as obras tenham início em outubro e estejam concluías em abril de 2019. São obras de manutenção preventiva e corretiva que serão executadas na linha férrea entre os km 28 e 36. Dentre as ações estão a troca de dormentes, substituição de trilhos, implementação de brita sob o trilho, serviços de drenagem para proteção da via contra chuvas, entre outras ações visando aumentar a confiabilidade e a segurança operacional ferroviária no trecho.

O Trem do Mirante percorre 19 quilômetros. Ele sai da estação Emílio Ribas e faz um percurso de cerca de uma hora até a estação Eugênio Lefèvre, localizada em Santo Antônio do Pinhal. No caminho dá para contemplar as charmosas paradas que contam um pouco da história da ferrovia, que tem mais de 100 anos. Na chegada, no Mirante, os passageiros podem desfrutar de café, apreciar a vista e fazer compras nas lojinhas de artesanato. Ao todo, a viagem dura cerca de 2h30.

Rafael Viola e Dinelson - Campos do Jordão

Violeiros se apresentam em homenagem aos pais hoje em Campos do Jordão

José Alli Essmael

Um jordanense que se destacou pela determinação e austeridade na Presidência da Liga de Futebol