Estrada José Theotônio Silva será finalmente pavimentada com investimento de R$ 37 milhões

Ligação entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí ganhará 15,5 km de asfalto, impulsionando o turismo rural, a produção agrícola e a mobilidade local

Após décadas de espera, uma das principais vias de ligação entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí finalmente será asfaltada. A pavimentação da Estrada Municipal José Theotônio Silva (SBS-371), conhecida como estrada do Baú, foi oficialmente anunciada nesta quinta-feira (17) durante visita do governador Tarcísio de Freitas à cidade. A obra receberá investimento de R$ 37 milhões e será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Com 15,5 quilômetros de extensão, a estrada é estratégica para o escoamento da produção agrícola da zona rural de Campos do Jordão e fundamental para o fortalecimento do turismo de experiência e da Rota dos Vinhos, que vem crescendo na região. Além disso, a melhoria na via deve beneficiar o transporte escolar e a mobilidade da população residente nas áreas mais afastadas.

Para o prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva (Caê), a pavimentação da estrada representa a superação de um histórico de abandono. “A estrada do Baú era um símbolo do isolamento e das dificuldades enfrentadas por quem vive ou trabalha na zona rural. Agora, ela se torna símbolo de dignidade e desenvolvimento. Esse investimento muda vidas, aproxima comunidades e impulsiona a economia local”, afirmou.

A ordem de serviço foi assinada durante cerimônia oficial na Praça do Gazebo, em Vila Abernéssia, que reuniu autoridades estaduais e municipais, além da população. O governador Tarcísio destacou o impacto estratégico da obra: “Não se trata apenas de uma estrada. Estamos falando de acesso à cidadania, de oportunidades para o pequeno produtor, de fortalecimento do turismo regional. É assim que fazemos uma política pública eficiente.”

A obra faz parte do programa “São Paulo pra Toda Obra”, iniciativa do Governo do Estado que busca acelerar entregas de infraestrutura, mobilidade e serviços essenciais em municípios paulistas. A pavimentação da SBS-371 é considerada uma das prioridades do programa na Serra da Mantiqueira.

Além do prefeito Caê e do governador, participaram da cerimônia o vice-prefeito Leandro César, o presidente da Câmara Municipal Filipe Cintra, deputados estaduais e secretários do governo paulista. Moradores da zona rural também estiveram presentes e comemoraram o anúncio, que atende a uma demanda antiga da comunidade.

Tarcísio anuncia novo pronto-socorro a ser construído com apoio do Estado

Começa a temporada de outono-inverno: fluxo de veículos cresce rumo à Serra da Mantiqueira