Feriado de Páscoa deve movimentar 2,1 milhões de turistas no estado

A pesquisa aponta que em comparação ao ano passado, 87% dos municípios terão um aumento de turistas durante o feriado

Mais da metade das cidades do estado de São Paulo planejam algum tipo de celebração especial na Páscoa. É o que revela a pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).

Em todo o território paulista, os festejos e as encenações promovidas pelos municípios devem atrair 2,1 milhões de turistas e a movimentação estimada é de cerca de R$ 3,2 bilhões para o feriado este ano.

Entre os municípios que normalmente recebem visitantes, 87% deles preveem aumento do fluxo em relação ao ano anterior. Aparecida, maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. Apenas a Basílica de Nossa Senhora Aparecida deve receber 250 mil pessoas na semana de Páscoa, com suas missas e procissões.

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida

Confira alguns eventos promovidos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Litoral Norte Paulista e Serra da Mantiqueira para a celebração de Páscoa. Confira:

Campos do Jordão

Até 7 de abril, Campos do Jordão se torna o cenário de uma celebração única: a Páscoa das Artes promete uma imersão na cultura dos ovos gigantes, inspirada em tradições ao redor do mundo.

Entre diversas outras atividades, uma exposição de 150 ovos gigantes, dos quais 120 são personalizados por artistas de São Paulo, Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e da própria cidade, a Páscoa das Artes é uma ode à criatividade e diversidade artística. (Saiba mais)

Caraguatatuba

Considerada a maior encenação da Paixão de Cristo ao ar livre do litoral norte paulista, além de ser a segunda maior do estado e a terceira maior do país, a “14ª edição da Paixão de Cristo”, de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos do Porto Novo, no dia 29 de março, às 20h. A entrada é gratuita.

O espetáculo retrata os últimos dias de Jesus Cristo, desde sua entrada em Jerusalém, até sua crucificação e ressurreição. Os espectadores poderão assistir ao tumulto que a presença de Jesus causou ao redor do Templo Sagrado, os conflitos com os Fariseus – grupo de judeus devotos ao Torá (cinco primeiros livros da Bíblia) – a Última Ceia, traição, prisão, ao julgamento, à flagelação, crucificação e à ressurreição de Jesus.

Ilhabela

A 3ª edição da “Páscoa Encantada”, promovida pela prefeitura de Ilhabela, segue até 31 de março. O festival promete tornar a Ilha ainda mais atrativa durante o mês de março. Desta vez, o espaço temático foi montado no Parque e Fazenda Engenho D’Água, onde terá um circuito repleto de obstáculos com atividades pensadas para encantar o público infantil. O evento estará aberto diariamente, das 18h às 23h.

Santana do Parnaíba

Santana do Parnaíba, vive o “Drama da Paixão”. A encenação religiosa, conta a história da ressurreição de Jesus Cristo. O evento acontece entre 28 e 30 de março, às 20h30, na Barragem Edgard de Souza, localizada na Estrada dos Romeiros e este ano tem como tema “A promessa de Josué”. Ao todo são mil participantes em uma mega infraestrutura montada em uma área de 15 mil m². O lugar recebe 14 réplicas alusivas aos locais sagrados de Jerusalém, como o palácio de Pilatos, a casa de Maria, mesa para a Santa Ceia e aquedutos romanos. A entrada gratuita, mas haverá ponto de arrecadação para contribuição de 1 quilo de alimento não perecível.

Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra, a “Grande Encenação da Paixão de Cristo”, acontece no dia 29 de março, às 17h, na Praça da Matriz – Centro. O evento é promovido pelo Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia e é gratuito.

Santa Isabel

Em Santa Isabel, os moradores dão vida ao drama vivido por Jesus Cristo com a “Encenação da Paixão de Cristo”. O espetáculo acontece das 18h às 22h e a entrada gratuita.

 

Luto no Mundo da Música: Faleceu João Vicenti, integrante do Nenhum de Nós

Guarda Compartilhada em ascensão: Mães com guarda exclusiva reduzem de 85% para 50% diz IBGE