Festa do Pinhão será em Vila Capivari no final de junho

Fotos divulgação (Douglass Fagundes)

Talvez seja a mais tradicional festa típica de Campos do Jordão, e chegando em sua 54ª edição a Festa do Pinhão já tem data marcada para acontecer e será nos últimos dois finais de semana de junho.

A principal mudança neste ano é o local de realização do evento que será em Vila Capivari, centro turístico da cidade.

A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão.

“Idealizada pelo Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo e iniciada no ano de 1961, na gestão do Dr. José Ariosto Barbosa de Souza, quando Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão. A Festa do Pinhão, durante quase toda sua existência, desde o ano de 1961 até o ano de 2004, foi organizada e incentivada pelo Lions Clube de Campos do Jordão. A partir de então, passou a ser organizada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal.” informa o site Campos do Jordão Cultura que completa “A Festa do Pinhão de Campos do Jordão já foi considerada, a mais tradicional da Cidade, desde sua criação no ano de 1961, atraindo turistas e jordanenses que todo ano apreciavam exposições agropecuárias, shows, bailes de gala e desfiles.”.


Nota do Editor

A ida da Festa do Pinhão para Vila Capivari na pratica é a migração de um evento que se caracterizava como da população local, para longe dessa população.

É evidente que qualquer pessoa tem o direito de ir até o centro turístico para participar da festa, o que seria louvável, entretanto a distância da população ao local do evento se traduzirá na prática numa mudança de público e não numa soma de públicos que seria o melhor a acontecer.

Somar seria realizar o evento em Vila Abernessia, onde a maior parte população local está e torná-lo, de forma criativa, suficientemente atraente para que o turista se deslocasse até ele. Ai sim seria um ganho, um passo real na direção de descentralizar o turismo beneficiando a integração entre população e visitantes, e contribuiria ainda para o comercio de Vila Abernessia que também precisa sobreviver.

Mas e as vantagens?

Sim elas existem! Maior facilidade de atrair patrocinadores uma vez que o evento estará num local onde circulam as pessoas com maior capacidade de consumo, além de maior fluxo de público e de gasto no evento, pelos mesmos motivos.

Vale lembrar que há poucos dias, menos de um mês, acompanhamos a realização de um evento religioso no Centro de Eventos André Franco Montoro, local em Vila Abernessia, construído para realização de eventos e que certamente poderia abrigar a Festa do Pinhão, e que facilitaria a participação da comunidade local.

E você? O que acha da mudança da Festa de Local? Comente abaixo!

 

Atenção motorista! Em Campos do Jordão se respeita faixa de pedestre.

(12h00) Trânsito já bastante intenso na descida da Serra. Confira os tempos de viagem!