Nos dias 28 e 29 de junho, São José dos Campos será palco do Festival Fazeres Sustentáveis – Arte, Cultura e Agenda 2030, evento que une expressões artísticas à causa socioambiental, no Pavilhão Verde do Parque Vicentina Aranha, das 9h às 16h.
A proposta do festival é conectar práticas culturais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecendo ao público uma programação diversificada, com exposições, oficinas, rodas de conversa e intervenções culturais. A realização é da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com produção da D’Propósito Projetos Culturais e Socioambientais, apoio do Movimento Nacional ODS – Núcleo São José dos Campos, e recursos do edital CultSP PNAB nº 17/2024.
Segundo a proponente Fernanda Billa Santos, o evento é uma plataforma para fortalecer saberes e fazeres artesanais sustentáveis. Ao lado de Fernanda, compõem a equipe de produção Edvaldo Cintra (logística), Siglea Chaves de Freitas (curadoria e ações socioambientais) e Wayrú Calderón (curadoria e produção).
Exposição e alimentação saudável
O festival contará com 20 expositores de arte, artesanato e iniciativas culturais, além de 10 voltados à gastronomia saudável. Participam artistas, povos originários, coletivos e organizações da sociedade civil de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Rodas de conversa com temas contemporâneos
Três rodas de conversa integram a programação:
- “O papel da economia criativa no alcance dos ODS”
Com mediação da socióloga Lidiane Maciel e participações de Betinho Zulu, Fabiana Supino (Sebrae), Rosangela Leite Jorge e Ingrid de Sá. - “A importância da representatividade na arte e na cultura”
Mediada por Wayrú Calderón, reúne Porañ Puri, Mestre Sidney Reis, Bruniely Lemos e André Bazanella. - “Relações humanas sustentáveis – A cultura da paz cabe em todos os espaços”
Mediada por Siglea Freitas, com Nina Orlow, Ivanildes Kerexu, Mãe Denizia T’Obaluyawe e Vagner Nery.
Todas as rodas de conversa terão tradução simultânea em Libras.
Oficinas e intervenções artísticas
O festival também oferece oficinas gratuitas com temas como cestaria indígena, tintas naturais, arte urbana, micropoemas em folhas, escrita criativa, turbantes, upcycling de roupas e confecção de swing poi. Serão realizadas quatro oficinas por dia na Sala de Leitura, com até 20 participantes por turma e horários com intérprete de Libras.
Programação artística
Sábado, 28 de junho
- 9h: Abertura
- 9h30: Siba Puri (música indígena)
- 10h30: Roda de conversa sobre economia criativa
- 11h30: Batalha do Polly
- 13h30: Roda de conversa sobre representatividade
- 14h30: Folia de Reis Alferes Bento de Paraibuna
- Intervenções poéticas com Yassu Noguchi ao longo do dia
Domingo, 29 de junho
- 9h: Abertura
- 9h30: Contação de histórias “Sonhos de Francisco”
- 10h30: Silvia Nery e Grupo Pimenta na Roda
- 13h30: Roda de conversa sobre cultura da paz
- 14h30: Jongo Mistura de Raça
- Intervenções de palhaçaria e malabarismo com Palhaço Folia durante o dia

O Festival Fazeres Sustentáveis promete uma imersão criativa e reflexiva sobre o papel da cultura na construção de um mundo mais justo e sustentável.


