Festival de Campos do Jordão apresenta ciclo de masterclasses com nomes do cenário internacional

A 51ª edição do Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão, apresenta este ano 20 masterclasses que serão transmitidas ao vivo direto da Sala São Paulo, além de 800 horas de aula para 135 alunos. O festival acontece até 1º de agosto com apresentações em Campos do Jordão e na capital paulista.

Assim como a programação de concertos, as masterclasses poderão ser assistidas no YouTube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa. Nomes de referência no cenário internacional, os professores estarão fora do Brasil e irão ministrar as aulas à distância – o público terá a oportunidade de interagir através do chat do canal. Entre os convidados destacam-se o trompetista Pacho Flores (solista internacional), a pianista Yulianna Avdeeva (solista internacional), a flautista Silvia Careddu (professora da Hanns Eisler Berlin e da Barenboim-Said Akademie), o violinista Boris Brovtsyn (solista internacional), o contrabaixista Martin Heinze (Filarmônica de Berlim) e o trombonista Joe Alessi (Filarmônica de Nova York), entre outros.



“Tendo em conta a dificuldade em se realizar viagens internacionais causada pela crise da Covid-19, o Festival de Campos do Jordão elaborou uma série de masterclasses internacionais on-line. O formato nos permitiu convidar músicos que frequentemente não têm espaço em suas agendas para vir ao Brasil em julho. Nossos estudantes terão a chance única de ter uma aula virtual com alguns dos maiores músicos da atualidade e que são referências em seus respectivos instrumentos, como legendários instrumentistas de cordas, sopro e percussão de orquestras como as Filarmônicas de Berlim e Viena, Concertgebouw de Amsterdã, Philharmonia de Londres, Filarmônica de Nova York e Orquestra Nacional da França”, explica o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival, Fábio Zanon.

PROGRAMAÇÃO DAS MASTERCLASSES – 5 A 30 DE JULHO

7 JUL quarta 10H30
TUBA
ROGER BOBO (Ex-tubista da Orquestra do Concertgebouw – Amsterdã, Holanda – e da Filarmônica de Los Angeles – EUA –; antigo professor da Musashino Academy of Music – Tóquio, Japão – e do Conservatório de Lausanne – Suíça)

8 JUL quinta 10H30
TROMBONE
JOE ALESSI (Primeiro Trombone da Filarmônica de Nova York – EUA)

9 JUL sexta 10H30
VIOLINO I
LIVIU PRUNARU (Spalla da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã – Holanda)

12 JUL sexta 10H30
HARPA
ANNE-SOPHIE BERTRAND (Solista na Orquestra da Rádio de Frankfurt, Conservatório de Bruxelas, e professora do Conservatório de Bruxelas – Bélgica)

13 JUL sexta 10H30
CLARINETE
MARK VAN DE WIEL (Principal Clarinete da Philharmonia Orchestra e da London Sinfonietta, professor na Royal Academy of Music – Londres, Inglaterra)

14 JUL sexta 10H30
PIANO I
YULIANNA AVDEEVA (Solista internacional, 1º prêmio no Concurso Chopin de Varsóvia – Polônia)  

15 JUL sexta 10H30
VIOLINO II
BORIS BROVTSYN (Solista internacional)

16 JUL sexta 10H30
OBOÉ
GORDON HUNT (Principal Oboé da London Chamber Orchestra e da World Orchestra for Peace e professor na Guildhall School of Music and Drama – Londres, Inglaterra)

19 JUL sexta 10H30
VIOLONCELO I
ALEXANDER CHAUSHIAN (Solista Internacional e professor do Royal College of Music – Londres, Inglaterra)

20 JUL sexta 10H30
FLAUTA
SILVIA CAREDDU (Professora da Hanns Eisler Berlin e da Barenboim-Said Akademie – Alemanha – e do Conservatório e Academia Superior de Música de Strasbourg – França)

21 JUL sexta 10H30
CONTRABAIXO
MARTIN HEINZE (Músico da Filarmônica de Berlim – Alemanha –, e instrutor da Gustav Mahler Youth Orchestra – Áustria, Viena)

22 JUL sexta 10H30
PIANO II
PEDRO BURMESTER (Solista Internacional e professor da Escola Superior do Porto – Portugal)

23 JUL sexta 10H30
VIOLÃO
MARCO TAMAYO (Professor do Mozarteum de Salzburg – Áustria)

26 JUL sexta 10H30
FAGOTE
SOPHIE DERVAUX (Fagote Principal da Filarmônica de Viena e da Ópera de Viena – Áustria)

27 JUL sexta 10H30
VIOLA
DIEMUT POPPEN (Professora da Escuela Superior de Música Reina Sofia — Madri, Espanha)

28 JUL sexta 10H30
VIOLONCELO II
MARK KOSOWER (Primeiro Violoncelo da Orquestra Sinfônica de Cleveland – EUA)

29 JUL sexta 10H30
VIOLINO III
LIANA GOURDJIA (Professora da École Normale de Paris – França)

30 JUL sexta 10H30
Professor a confirmar


SERVIÇO
51º Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão
Data: de 3 de julho a 1º de agosto (Masterclasses: de 5 a 30 de julho)

MASTERCLASSES:
– Transmissão ao vivo no YouTube do Festival e na plataforma #CulturaEmCasa.

CONCERTOS:
– AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista – Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 307 lugares. Gratuito.
Retirada de ingressos em www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/ a partir de 10 dias antes de cada apresentação ou no dia do evento, na bilheteria do Auditório — consultar horário de funcionamento no site. Limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

– SALA SÃO PAULO – Praça Júlio Prestes, 16, Campos Eliseos – São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 480 lugares. Gratuito.
Retirada de ingressos em www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/ a partir de 10 dias antes da apresentação, limitada a quatro ingressos por pessoa e à capacidade do local.

Festival de Inverno de Campos do Jordão começa sábado(3) com concerto no Auditório Claudio Santoro

Festival “Música no inverno da montanha mágica” tem nesta semana quatro ótimas apresentações