Festival de inverno de Campos do Jordão acontecerá de 3 de julho a 1 de agosto

As apresentações do Festival de Inverno de Campos do Jordão ocorrerão no Auditório Claudio Santoro, com público limitado e com transmissão online

Conhecido por ser um espaço com várias apresentações de musica clássica, o Festival internacional de Inverno de Campos do Jordão teve sua 51° edição, que ocorreria em 2020, adiada por conta da pandemia. Na ocasião o evento foi remarcado para este ano (2021) entre 19 de junho a 15 de agosto, mas será realizado de fato de 3 de julho a 1 de agosto.

Haverá concertos com público que será limitado devido a pandemia

As apresentações do 51º Festival de Inverno de Campos do Jordão ocorrerão no Auditório Claudio Santoro, com publico limitado a 30% e com transmissão online nos canais do Festival e, simultaneamente, na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Também ocorrerão apresentações presenciais no Hotel Toriba.

Eventos de Julho do programa Toriba Musical integram a programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

O Toriba, em Campos do Jordão, o mais musical dos hotéis brasileiros, mantém através de seu projeto Toriba Musical uma ótima programação musical com apresentações durante todas as 52 semanas do ano. E agora, intensificando as atividades musicais, volta a realizar mais um festival, contribuindo para tornar mais suportável estes tempos que a pandemia têm feito tão difíceis.

Toriba – O Hotel Mais Musical de Campos do Jordão

Com o título “Música no Inverno da Montanha Mágica”, o festival é ambicioso. A começar por sua inédita duração, que cobrirá todo o inverno. Três meses inteiros, do solstício de inverno ao equinócio de primavera – de 19 de Junho a 21 de Setembro.

Eventos de Julho do programa Toriba Musical integram a programação do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Saiba mais sobre o festival “Música no Inverno da Montanha Mágica”.

História do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Num dia limpo e luminoso de inverno, uma pequena multidão acompanha com curiosidade a orquestra que toca ao ar livre. A música se inicia discreta nas cordas, para em seguida travar um diálogo com as madeiras, logo interrompido quando um clima tenso se instala. As cordas graves, os metais e a percussão intensificam a atmosfera que, no entanto, dá lugar a uma melodia folclórica. Os climas se alternam e, de costas para o público, um homem de pequena estatura, têmporas brancas e gestos vigorosos comanda os músicos.

Alguns podem ter ouvido uma melodia familiar: A Marselhesa, hino francês que se contrapõe a temas líricos. Os movimentos do regente se intensificam na medida em que os sons se tornam mais potentes. Até que, na praça lotada, a curiosidade vira espanto. Sem deixar de conduzir a orquestra, o maestro dá sinais para que toquem o sino da igreja. E para que os canhões do exército, trazidos especialmente para a ocasião, deem tiros. O final apoteótico é um estrondoso sucesso.

A praça central da Vila Jaguaribe, núcleo mais antigo da cidade de Campos do Jordão, acabava de ser palco de uma execução especial da Abertura 1812. A peça de Tchaikovsky, escrita em 1882, comemora o fracasso da invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia. Habitualmente tocada em salas de concerto, tem os sinos da igreja e os tiros de canhão emulados pela orquestra.

Aquela tarde de 31 de julho de 1976 ficou marcada na memória do então governador Paulo Egydio Martins, mas também na de diversos moradores de Campos do Jordão, bem como na de todos aqueles que a presenciaram. Era o encerramento da sétima edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão pelas mãos do maestro Eleazar de Carvalho, diretor do evento.

O clima de euforia e vitória talvez possa ser lido, hoje, como um momento de glória de um festival que cambaleou no início, passou por solavancos e sobressaltos durante toda sua história, mas que estava destinado a ser um marco indelével para gerações de músicos brasileiros. É difícil imaginar, aliás, que outros caminhos teria trilhado a vida musical brasileira sem o Festival de Campos do Jordão.

This post will expire on Friday July 2nd, 2021 – 8:18pm.

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet

Como agendar vacinação contra covid19 em Campos do Jordão

Saiba como está a vacinação contra covid19 em Campos do Jordão