Fifa vai usar inteligencia artificial na copa do mundo 2022

Antes de mais nada, é preciso um breve review sobre o país sede da Copa de 2022. O Qatar é um país dos Emirados do Oriente Médio que ocupa a costa nordeste da Península Arábica. Ao sul, faz fronteira com a Arábia Saudita, e um estreito do Golfo Pérsico separa os catarianos da nação vizinha, chamada Bahrein. Sua população não ultrapassa 3 milhões de habitantes, e ainda assim é considerado o país mais rico do mundo, segundo o FMI.

Faltando pouco menos de cinco meses para a Copa do Mundo 2022, mais uma novidade foi revelada. Já considerada como a Copa mais tecnológica da história, Qatar-2022 desperta deslumbre com inovações como o resfriamento automático e telhados retráteis em estádios, iluminação de led, smart wifi (para recarregar seu aparelho celular em qualquer lugar das arquibancadas) sistemas de orientação e navegação locais, etc.

Vindo de encontro a tantas novidades, a Fifa agora anunciou a tecnologia semiautomática que será usada para definir o impedimento nos jogos da maior competição do mundo.

A entidade internacional de futebol já testou a tecnologia em outros torneios e garantiu o sucesso do sistema. De acordo com a Fifa, ele fornece um alerta de impedimento automatizado para a equipe de arbitragem de vídeo e de campo com uma animação 3D, comunicando aos torcedores no estádio e aos telespectadores em casa.

O sistema usa 12 câmeras de rastreamento dedicadas, montadas sob o teto do estádio, para rastrear a bola Al Rihla (lançamento Adidas para esta Copa) e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a posição exata em campo. Os dados dos atletas incluem membros e extremidades relevantes para a definição de um impedimento.

A bola do mundial também vai detectar com um sensor de unidade de medição inercial dentro dela. O sensor, no centro da bola, envia os dados para a sala da arbitragem de vídeos 500 vezes por segundo, possibilitando a identificação específica do ponto de chute.

Combinando os dados e aplicando inteligência artificial, o alerta chega para a arbitragem, que verifica a proposta e define se houve ou não impedimento. A tecnologia semiautomática vai agilizar bastante a marcação da infração, reduzindo o tempo de espera para segundos.

Depois de confirmada a decisão, a animação 3D será exibida nas telas, informando aos torcedores.
A nova tecnologia da Fifa foi testada durante a Copa Árabe de 2021 e o Mundial de Clubes do mesmo ano. Nas competições, os dados foram analisados pelo MIT Sports Lab, com o TRACK da Victoria University, validando cientificamente a tecnologia de rastreamento de membros.

“Essa tecnologia é o culminar de três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores que irão para o Qatar no final deste ano, e a Fifa está orgulhosa desse trabalho, pois esperamos que o mundo acompanhe os benefícios da tecnologia semiautomática na Copa do Mundo”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

A Copa do Mundo Qatar-2022 começa no dia 21 de novembro. O Brasil está no grupo G, junto com Sérvia, Suíça e Camarões. A seleção brasileira estreia no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, às 15h (horário de Brasília), no Lusail Stadium.

Geada em Campos do Jordão nesta terça-feira

Não vai dar pra ir naquele concerto especial? Festival de Inverno de Campos do Jordão tem transmissões ao vivo!