Fotógrafos consagrados capturam espírito de hotel ícone da Serra da Mantiqueira e reúnem imagens em livro

Cassio Vasconcelos, Cristiano Mascaro, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés assinam fotografias de Toriba – ensaios fotográficos, que marca os 75 anos do hotel e será lançado nesta segunda-feira (20). Imagens ampliadas integram exposição paralela à SP-Arte/Foto/2018 e aberta ao público em São Paulo

Incluindo 120 imagens, entremeadas por leve texto sobre a cidade de Campos do Jordão e o mais clássico hotel da região, o livro de arte Toriba – ensaios fotográficos será lançando na segunda-feira (20) em São Paulo. A obra marca os 75 anos do Hotel Toriba. Inaugurado por Ernesto Diederichsen e Luiz Dumont Villares, a propriedade é um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão, recebendo gerações de famílias paulistanas, cariocas e de outros estados do país.

 

Cassio Vasconcelos, Cristiano Mascaro, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés trilharam o território do hotel e suas terras em busca da captura do espírito do local, ícone da hotelaria de montanha. O resultado é sensível e único, enfatizando também o estilo e a assinatura de cada um dos experientes fotógrafos. A narrativa em imagens transita pela história de Campos do Jordão e do hotel, mostrando como a mesma construção e o entorno podem ser tão diferentemente vivenciados e percebidos quando fotografados por cinco profissionais de características diversas.

 

A Metalivros, editora pela qual a obra nasce, é também responsável pela publicação do primeiro livro em torno do o hotel: O Toriba na Cultura de Campos do Jordão, lançado em 2007.  Em Toriba – ensaios fotográficos os colaboradores foram escolhidos a dedo por Ronaldo Graça Couto, editor da obra. Se cada fotógrafo possui marca nitidamente particular, em conjunto, desenham um panorama amplo e belo, como um álbum de experiências individuais, que juntas formam o caráter coletivo desta obra, para ser percorrida, guardada e, periodicamente, revisitada.

 

O lançamento do livro ocorre na próxima segunda-feira (20), com momento para autógrafos no Lounge One do Shopping JK Iguatemi. O evento marca também o início da exposição de 25 imagens assinadas que integram o livro, cuidadosamente selecionadas e ampliadas. As fotografias podem ser apreciadas pelo público em geral entre 21 de agosto e 2 de setembro, no Hall Concierge do shopping, em paralelo a badalada 12ª edição SP-Arte/Foto.

This post will expire on Thursday August 23rd, 2018 – 7:28pm.

Redação do portal Guiacampos.com - Campos do Jordão na Internet

Max Gehringer em evento da Fundação Lia Maria Aguiar

Encontro da Cidadania 2018 inicia comemorações dos 10 anos da Fundação Lia Maria Aguiar

Tradicional Feijoada do Grupo de Ação Social – GANSO acontece neste sábado