Campos do Jordão recebe neste domingo, 8 de março, o Grand Prix de Paraciclismo, competição que marca a abertura oficial da temporada brasileira da modalidade. A prova reúne atletas de diversas categorias e destaca histórias de técnica, resistência e superação, reforçando o papel da cidade como palco de importantes eventos esportivos.
A disputa envolve competidores das categorias Tandem (deficiência visual), C1 a C5 (deficiências físico-motoras), Triciclo T1 e T2 (paralisia cerebral e lesão medular) e Handbike H1 a H5 (paraplegia e tetraplegia).
O evento é organizado pelo Clube de Ciclismo de São José dos Campos, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e da Confederação Brasileira de Ciclismo.
O percurso da prova será montado no eixo central da estância, entre os bairros Vila Abernéssia e Jaguaribe, exigindo esquema especial de trânsito preparado pelo Departamento do Sistema Viário (DSV).
Alterações no trânsito
Para garantir a segurança dos atletas e do público, algumas vias da cidade terão mudanças temporárias de circulação.
A Avenida Januária Miráglia terá interdição parcial a partir das 6h. Motoristas que seguem no sentido Capivari devem utilizar como alternativa a Rua Brigadeiro Jordão.
Também a partir das 6h, a Avenida Frei Orestes Girardi terá interdição parcial, com desvio do tráfego para quem segue em direção ao portal pela Rua Felício Raimundo (Volta Fria).
Parte da competição também alcança a região do Pico do Itapeva. Por isso, será implantado um sistema pare e siga no trecho entre a subida do Hotel Savoy e a sede da Sabesp. Já o acesso ao pico ficará interditado até a altura do Prana Park durante o evento.
Segundo o secretário de Segurança, José Marcio Nogueira, o esquema especial de trânsito deve permanecer em operação até aproximadamente 15h.
“Peço atenção de todos à sinalização e aos agentes que estarão a postos para orientar os motoristas”, afirmou o secretário.
Além de abrir a temporada nacional do paraciclismo, o Grand Prix reforça o potencial de Campos do Jordão como destino para competições esportivas, aproveitando o relevo da Serra da Mantiqueira e a infraestrutura da cidade para receber atletas de alto rendimento.


