Guarda Compartilhada em ascensão: Mães com guarda exclusiva reduzem de 85% para 50% diz IBGE

É também considerada a modalidade que melhor atende aos interesses da criança. 

A pesquisa “Estatísticas do Registro Civil”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (27), revelou um aumento contínuo na taxa de casais divorciados com guarda compartilhada dos filhos. Pelo oitavo ano consecutivo, essa modalidade vem ganhando espaço, alcançando 37,8% em 2022, em comparação aos 7,5% registrados em 2014.

A gerente da pesquisa do IBGE, Klívia Brayner, destaca que esse avanço está diretamente ligado a uma mudança legislativa. Desde 2014, quando a legislação estabeleceu a guarda compartilhada como prioridade, observa-se um crescimento constante nessa modalidade de guarda, refletindo uma mudança nos paradigmas sociais e jurídicos relacionados à parentalidade.

A guarda compartilhada é um modelo que atende aos direitos da criança à convivência familiar e respeito à sua dignidade. É também considerada a modalidade que melhor atende aos interesses da criança. 

Equilíbrio na Responsabilidade Parental

Uma das mudanças mais significativas é a redução no percentual de casos em que a mãe fica exclusivamente com a guarda dos filhos, caindo de 85,1% em 2014 para 50,3% em 2022. Ao mesmo tempo, a concessão de guarda exclusiva para os pais diminuiu, passando de 5,5% em 2014 para 3,3% em 2022. Esse movimento reflete um desejo crescente de equilíbrio na responsabilidade parental após a separação.

Impacto nos Divórcios

Em 2022, o Brasil registrou 420 mil divórcios, um aumento de 8,6% em relação ao ano anterior. Cerca de 54% desses divórcios envolviam casais com filhos menores de idade, evidenciando a importância crescente da guarda compartilhada como uma opção que visa o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças, mesmo após o término da relação conjugal.

Leia também: Tendências matrimoniais no Brasil: Menos casamentos, mais divórcios

 

This post will expire on quarta-feira maio 1st, 2024 – 6:01pm.

Feriado de Páscoa deve movimentar 2,1 milhões de turistas no estado

“Festival Quatro Estações” apresenta a gastronomia, arte e cultura de Santo Antônio do Pinhal