Na última terça-feira, 31 de outubro, a Guarda Municipal de Jacareí comemorou 63 anos de fundação e, para marcar a data, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão anunciou a inauguração do Canil da GCM. O novo serviço visa fortalecer e aprimorar o trabalho dos agentes de segurança municipais, trazendo uma abordagem inovadora para a segurança na região.
Localizado na Sede da Corporação, o Canil da GCM irá abrigar cinco cães adestrados da raça Pastor Belga Malinois. O canil conta com dois animais de faro, dois de proteção e um de dupla função, sendo coordenado pelo Grupo de Operações com Cães, formado por quatro guardas civis especializados como condutores dos animais.
Rafael Júlio, Secretário de Segurança e Defesa do Cidadão, ressalta a importância dos cães no apoio aos agentes de segurança, especialmente no combate ao tráfico de entorpecentes. “Com o aumento do tráfico de drogas e as novas modalidades desse tipo de crime, um cão de treinamento, de alta performance, junto de um condutor experiente que sabe fazer a leitura do seu cão, forma o binômio altamente eficaz no combate ao tráfico de entorpecentes, bem como os cães de proteção, auxiliam no controle de distúrbios civis, manifestações, eventos”, explica Júlio.
Os cães, Beretta (6 meses), Akira (1 ano e 4 meses), Atena (1 ano e 4 meses), Conan (6 anos) e Django (2 anos), passam por treinamentos contínuos. Enquanto os cães de faro estão prontos para ações operacionais, os cães de proteção estão em fase final de preparação para integrar as operações.
Além de atuarem na detecção de entorpecentes, os cães de faro fornecem suporte às equipes de patrulhamento da GCM e auxiliam as polícias Civil e Militar em operações diversas, ampliando o alcance e a eficácia das ações de segurança na região.