No dia primeiro de setembro, numa linda manhã de sól e céu azul neste início do mês primaveril num prenúncio de quão grande será o evento que ocorrerá em Campos do Jordão no dia 30 próximo, aconteceu a inauguração de uma Travessia, no conceito popular já é chamado de Praça do Ciclismo em homenagem aos adeptos dessa modalidade.
A Prefeitura Municipal fez a entrega à população da “Travessia Adelso Alves da Silva ( Chinho)”, uma obra construída em parceria com a iniciativa privada, que é uma justa homenagem ao grande Atleta do Ciclismo no passado, representado que foi pelos seus filhos, José Walter Alves da Silva e Cristina Alves e a irmã Regina Alves de Souza.
Foram homenageadas as Ciclistas Adriana Nascimento e Patricia Loureiro, reconhecidas atletas da atualidade e que agora também estão imortalizadas na praça.
Também foram homenageados os patrocinadores da obra, a Pousada Luis XV e Shopping Pátio Paris, ocasião em que os proprietários receberam do Presidente da Associação de Ciclismo de Campos do Jordão Jayme Alves Filho e do prefeito Fred Guidoni placa de agradecimento.
Um belíssimo projeto da Travessia elaborado pelo competentíssimo Escritório Jair Pinheiro Paisagismo, sendo o seu proprietário Dr. Jair Pinheiro é o autor do projeto, ele apaixonado praticante desse esporte e que marcou presença na inauguração.
Outro renomado esportista, Bruno Prada, duas vezes Medalhista Olímpico de Vela no ato parabenizou as atletas homenageadas e a iniciativa, ressaltando a importância para o atleta em ser reconhecido pela sua cidade natal, ainda em vida.
Ele é um dos organizadores do L’Étape Brasil, aproveitou e fez um convite para a prova que acontece na cidade no dia 30, mas que desde o dia 28 de setembro, terá atrações na cidade e desde já tem se notado a movimentação de grande número de ciclistas subindo a SP 123 e a SP 50, rumo à Campos do Jordão, principalmente em finais de semana, chegando até mesmo a pernoitar na cidade e aproveitando física e tecnicamente para se preparar para a prova, se adaptando à altitude, ao ar rarefeito e ainda fazer o reconhecimento do percurso.
O Prefeito Fred Guidoni, expôs seu ponto de vista quanto à inauguração da Travessia, do futuro do Turismo Esportivo, da parceria com a iniciativa privada e do papel do Ciclismo no turismo desportivo de Campos do Jordão, tendo por ocasião da inauguração parabenizado os homenageados, entregue as placas de agradecimento e declarado que:
“O Turismo é a nossa indústria. Cabe ao Poder Público construir a base para que ele floresça, gerando mais emprego e renda. Nós fizemos isso ao fazer o Boulevard, que depois de pronto é mantido pelos comerciantes. E agora, o mesmo acontece na travessia do rio. Com a base feita, o local pode receber novas intervenções, integrando todo o espaço, também com o apoio de empresários locais. A Travessia é uma homenagem ao Ciclismo e tem um caráter simbólico representa a abertura da cidade para o turismo desportivo, sobretudo, o ciclismo.”, declaração essa que vem de encontro a qual este colunista sempre tem dito de que Campos do Jordão é a “Capital Nacional do Turismo Esportivo.”
O Paisagista Dr. Jair Pinheiro que anteriormente havia dito que foi um desafio fazer a obra e agradeceu o apoio da Prefeitura na execução e dos funcionários da sua empresa, posteriormente, assim se expressado a este colunista:
“A inauguração foi muito marcante para o Ciclismo Jordanense, graças à força da ACCJ – Associação de Ciclismo de Campos do Jordão e a divulgação que o senhor, ausência sentida, fez no site guiacampos.com e nas mídias sociais.
Estavam presentes Ciclistas de várias modalidades na homenagem às nossas campeãs e ao saudoso Chinho.
Foi um projeto que sempre teve excelente aprovação e colaboração de todos os envolvidos, do setor público, patrocinadores, empresas envolvidas na execução, já citadas e do público, contando ainda com a participação da empresa GHP-ENGENHARIA, sediada em Pindamonhangaba-SP, com larga experiência em obras públicas, trabalho esse que transcorreu sem nenhum transtorno em plena temporada de julho, tendo sido bem sinalizada e concluída em tempo recorde, cumprindo-se todas as normas legais.
Mostramos como os nomes homenageados são queridos por todos, mas também ressalta que o ciclismo está vivendo um momento impar em nossa cidade , com a união entre os praticantes e a colaboração do Poder Público em incentivar. Os empresários mais atentos já demonstraram ser amigos da bicicleta.”
Jayme Alves Filho, na qualidade de Presidente da ACCJ – Associação de Ciclismo de Campos do Jordão, assim se expressou a este colunista:
“Agradeço ao grande paisagista, amigo e ciclista Dr. Jair, do Escritório Jair Pinheiro Paisagismo, seus patrocinadores o Pátio Paris e a Pousada Luiz XV e o apoio da Prefeitura e dos Vereadores, pela iniciativa de ajudar a perpetuar nosso Ciclismo na Mantiqueira e assim abrir caminho para outros empresários também ajudem e patrocinem os pilotos de varias modalidades a termos uma criar infra estrutura de pistas para treinos e realização de grandes eventos com apoio logístico, em nossa cidade que a cada dia se firma como a CAPITAL NACIONAL DO TURISMO ESPORTIVO.
Unidos no mesmo ideal,vamos ganhando força e visibilidade para conquistar a ciclovia, as trilhas contempladas no Plano Diretor, também a tão sonhada Pista de Bicicross, modalidade cujos pilotos este ano já conseguiram conquistar um campeonato brasileiro e estão se destacando cada vez mais no Campeonato Paulista e Regionais , já com índice para o mundial de Bicicross e Mountain Bike, mesmo sem pistas para treinar e pouco apoio.
Sabemos da importância do Ciclismo para o desenvolvimento do Turismo e o Esporte de Aventura no geral, ajudando assim a quebrar a sazonalidade que temos hoje na região, pois o Ciclismo na Mantiqueira pode ser praticado o ano inteiro, incentivando a todos sem limites de idade e fazendo um bem para Saúde e Meio Ambiente. Esporte é Saúde e Lazer.”
Também não poderia me omitir em transcrever aqui a mensagem da Adriana Nascimento, atleta do Mountain Bike, em resposta a que a ela foi enviada por este colunista, pelo fato dela haver citado o BMX na entrevista dada na longa matéria postada no site da RedBull, que comentou o evento, com o mesmo pensamento que vai de encontro com o que comentou o Dr. Jair Pinheiro e o Presidente da ACCJ – Jayme Alves Filho, ambos referindo à união entre os Ciclistas Jordanenses:
“ Obrigada Sr. José Gonçalves! Somos todos Jordanenses do Pedal e o BMX merece o devido reconhecimento”.
Finalizando uma mensagem deste colunista:
“Bicicross, esporte radical da era moderna, que se pratica em circuito fechado com a presença emocionante de um público que vibra e alegra o espetáculo. Esporte que mexe com a platéia, dispara o coração dos pilotos e faz subir a adrenalina dos pais.
Esporte que congrega pilotos de ambos os sexos, desde a tenra idade até o limite da capacidade física de cada um.
Ciclista, seja responsável, ao pedalar use a cabeça, não transite pelas calçadas, utilize as ciclovias onde houver, não faça malabarismo pelas praças, ruas ou avenidas, respeite os sinais de trânsito, não seja a próxima vítima.” (José Gonçalves – 1995).
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação da PMCJ – Site RedBull e Mensagens enviadas a este colunista.