Hoje (27/03) é comemorado o aniversário do Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ), conhecido como “Horto Florestal”.
Reconhecido em 27 de março de 1941 por decreto, é o mais antigo parque estadual de São Paulo e também pioneiro com a publicação do primeiro Plano de Manejo do Brasil, datado de 1975.
Preservar a área remanescente da Mata Atlântica é o seu principal objetivo, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular.
A fauna também é variada, sendo encontradas várias espécies de mamíferos, dentre eles estão a onça suçuarana, o cateto, os macacos prego e sauá, a capivara, o veado catingueiro e o serelepe. Entre as aves estão os ameaçados papagaio-de-peito-roxo e caneleirinho-de-chapéu-preto.
Dentre os atrativos de visitação, destacam-se as trilhas (quatro autoguiadas e uma monitorada), Centro de Visitantes, Centro de Exposições, bosques, lagos, capela, área infantil, espaços para piquenique e áreas de lazer para caminhadas e contemplação da natureza.
Arvorismo, tirolesa, aluguel de bicicletas, restaurante, chocolateria e café, passeio de trenzinho e lojas de souvenirs, artesanato e plantas também são oferecidos no parque.
Parque Estadual de Campos do Jordão funciona das 9h às 18h. Para mais informações acesse: https://www.parquecamposdojordao.com.br/