Hotel Toriba apresenta violinistas e pianista russos neste sábado

Num recital mais que especial, o Hotel Toriba recebe neste sábado 20 de Abril, às 19h30, o violinista Yuriy Rakevich e a pianista Olga Kopylova, e ainda com a participação especial da também violinista Inna Meltser.

Todos os três músicos são russos, nascidos na antiga União Soviética, e hoje integram a Osesp, a melhor das orquestras sinfônicas brasileiras.

O programa do recital destaca uma série de obras curtas escritas para violino e piano, a maior parte delas de compositores russos – de Scriabin a Rachmaninoff, de Glinka a Glière.
A peça que dá nome ao programa é “Salut d’amour”, do inglês Edward Elgar.

Na parte final, Yuriy Rakevich recebe Inna Meltser em números para dois violinos: dois duos do compositor austríaco Ignaz Pleyel e o primeiro movimento do “Concerto para 2 violinos BWV 1043” de J. S. Bach, em redução para violinos e piano.

O evento acontece na Sala da Lareira, no prédio principal do hotel. É gratuito para os hóspedes do Toriba e para os clientes de seus restaurantes Pennacchi e Toribinha Bar & Fondue.

S E R V I Ç O

TORIBA MUSICAL

YURIY RAKEVICH violino
OLGA KOPYLOVA piano
participação especial de INNA MELTSER violino

Sábado, 20 de Abril, 19h30
P R O G R A M A
• Edward Elgar – Salut d’Amour
• Aleksandr Scriabin – Estudo
• Piotr I. Tchaikovvsky – Valsa sentimental
• Aleksandr Scriabin – Noturno
• Sergei Rachmaninoff – Margaridas
• Piotr I. Tchaikovvsky – Canção sem palavras
• Mikhail Glinka – O rouxinol
• Sergei Rachmaninoff – Romance
• Alexander Glazunov – Meditação
• Reinhold Glière – Romance
• Ignaz Pleyel
• Violin Duo Nº 1 – com Inna Meltser
• Violin Duo Nº 2 – com Inna Meltser
• Johann Sebastian Bach – Concerto para 2 violinos BWV 1043, 1º mov. – com Inna Meltser

Hotel Toriba – Sala da Lareira
Avenida Ernesto Diederichsen 2962, Campos do Jordão, tel. (12) 3668-5000

Nº de lugares: 100

Duração: 60 minutos

YURIY RAKEVICH
Nascido em Leningrado, atual São Petersburgo, na Rússia, começou os estudos musicais aos seis anos em sua cidade natal e, aos 18, foi admitido no Conservatório de Moscou, onde concluiu o curso. Estudou com os professores M. Gantvarg, A. Reznikovsky, B. Belenky e fez masterclasses com Z. Bronn na Itália e com M. Lowe nos Estados Unidos.
Diplomou-se no II Concurso Internacional de Violino de Henryk Szeryng. Foi solista em concertos para violino e orquestra, tais como os de Sibelius (com V. Sinaisky, na Rússia), nº 5 de Mozart (com S. Carballeda, no México), Tchaikovsky (com Bernal Matos, no México) e de Mendelssohn (com J. B. Ullerich, no México), além da Tzigane de Ravel e o Poème de Chausson (com Fuat Mansurov, na Rússia, e também com Francisco Pereda, no México).
Apresentou-se ainda em recitais com o pianista Alexander Bloch na Alemanha e foi integrante do Quarteto Tchaikovsky no México. Trabalhou como concertino da Orquestra Sinfônica de Maily e da Filarmônica de Moscou, na Rússia; como spalla da Orquestra da Ópera e Balé de Belas Artes do México, como solista da Sinfônica de New Hampshire (EUA) e como spalla convidado da Orquestra Sinfônica de Adelaide, na Austrália. Atualmente, além de integrar a Osesp, é membro do Quarteto Glazunov.

OLGA KOPYLOVA
Nascida em 1979 no Uzbequistão, no período da extinta União Soviética, Olga Kopylova começou a ter aulas de piano aos quatro anos com o pai e aos seis ingressou na Escola Especial de Música Uspensky.
Em Moscou, estudou no Colégio de Música Tchaikovsky e depois no Conservatório Tchaikovsky, com as renomadas professoras Tatiana Galitzkaya e Liudmila Roshina, ambas representantes de destaque da escola pianística de Samuil Feinberg.
Mudou para o Brasil em 2000, para assumir o posto de pianista da Osesp-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde é titular até hoje.
Em 2002 lançou o CD solo Estrela da Manhã, com músicas de compositores russos. Como integrante da Osesp, participou de diversas gravações sinfônicas, com destaque para o premiado CD dos Concertos de Jolivet para trompete e orquestra, com Ole Edvard Antonsen.
Como solista, tem realizações à frente de diversas orquestras do Brasil e do exterior, sob regência de John Neshling, Roberto Minczuk, Giancarlo Guerreiro, Valentina Peleggi e Scott Seaton, entre outros.
Desenvolve trabalhos camerísticos dentro das séries de música de câmara da Osesp e também ao lado dos solistas internacionais, como Johannes Moser, Nicolas Koeckert, Alexander Chaushian e Ransom Wilson, mantendo formações fixas como o Vesper Trio e Duo Kopylova & Rakevich. Além disso artista promove eventos sócio-educativos voltados para a formação de público e se dedica às atividades pedagógicas.

INNA MELTSER
Formada pelo Conservatório de Leningrado, estudou com professores como V. Vilker, V. Bronin e K. Vecsler. Foi spalla do Teatro de Ópera do Conservatório de Moscou, primeiro violino da Filarmônica da mesma cidade e da Orquestra Sinfônica do Estado Soviético. Foi ainda spalla dos segundos violinos da Orquestra Sinfônica de Maliy, na Rússia, assistente de spalla da Orquestra Bellas Artes da Ópera da Cidade do México e assistente de spalla da Orquestra Sinfônica de New Hampshire, nos Estados Unidos.
Foi assistente de professor de música de câmara na Escola Gnessin e professora do Conservatório Nacional de Música da Cidade do México. Como camerista, apresentou-se com o Quarteto Tchaikovsky (México) e com o Quarteto Glazunov (Brasil), além de realizar recitais e tocar com outras formações. Atualmente, além do trabalho com a Osesp, é professora da Escola de Música do Estado de São Paulo, em São Paulo.

This post will expire on Saturday April 20th, 2019 – 10:39pm.

Campos do Jordão terá Pavilhão de Artes Aplicadas durante a páscoa

Prefeitura de Campos do Jordão projeta crescimento de 20% para a Páscoa neste ano