O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) elevou para “Grande Perigo” — nível máximo na escala de severidade — o alerta de acumulado de chuva para Campos do Jordão. O aviso é válido a partir das 9h45 desta terça-feira (24) até as 23h59 de sexta-feira (27).
O novo comunicado substitui o alerta anterior de chuvas intensas e passa a indicar acumulado significativo, com previsão de volumes superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.
Possíveis impactos
De acordo com o INMET, o cenário pode provocar:
Alagamentos de maior proporção
Transbordamento de rios e córregos
Deslizamentos de encostas
Em cidades de relevo acidentado como Campos do Jordão, o solo encharcado por longos períodos tende a perder estabilidade, exigindo atenção redobrada, especialmente em bairros com histórico de ocorrências.
Recomendações
O INMET orienta:
Evitar áreas sujeitas a alagamentos
Observar alterações em encostas
Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se necessário
Permanecer em local seguro durante períodos de chuva intensa
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
A recomendação é acompanhar os próximos boletins meteorológicos e evitar deslocamentos desnecessários em momentos de maior intensidade da chuva.


