O Instituto de Criminalística concluiu o laudo pericial que esclarece as causas da explosão ocorrida em abril no Condomínio Saint Etienne, em Campos do Jordão. De acordo com o laudo, a explosão foi resultante de um vazamento de gás, que teria se originado em um único apartamento após a troca de uma lareira a gás por uma lareira elétrica.
A substituição da lareira teria rompido a tubulação de gás, deixando-a exposta e causando o vazamento da substância inflamável. O incidente ocorreu na noite de 22 de abril, quando a lareira elétrica do apartamento foi utilizada pela primeira vez. Embora o apartamento tenha sido ocupado por outras duas ocasiões anteriores, a lareira não havia sido usada.
A explosão afetou pelo menos 10 apartamentos e resultou em ferimentos para quatro pessoas. Uma jovem de 24 anos sofreu queimaduras em 70% do corpo, enquanto uma outra mulher e duas adolescentes também ficaram feridas.
O inquérito policial que investiga o incidente já está em fase de conclusão, com o delegado Luís Geraldo Ferreira Júnior. Restam apenas algumas diligências a serem realizadas antes do encerramento oficial das investigações.