L’Étape Campos do Jordão acontece domingo com previsão de temperatura 10 graus acima do que na versão de 2022

Serão mais de 18 mil litros de água para o evento.

No próximo domingo (24), acontecerá o L’Étape Campos do Jordão, uma das provas mais destacadas do ciclismo no Brasil, integrando o universo do ‘Tour de France’, a célebre competição de ciclismo de estrada.

Nesta edição do L’Étape Campos do Jordão, os ciclistas terão a oportunidade de escolher entre dois percursos desafiadores: 107 km com 2.300 metros de elevação ou 66 km com 1.300 metros de elevação. A expectativa é receber 3.600 atletas de diversas regiões do Brasil.

Esta será a nona edição do L’Étape no Brasil. Inicialmente, a prova era realizada apenas em Cunha, mas atualmente conta com outras duas etapas nacionais, na capital do Rio de Janeiro e em Campos do Jordão.

Onda de calor traz condições climáticas extremas

A temperatura prevista no dia do L’Étape Campos do Jordão by Tour de France está acima da média registrada para o mês de setembro na Mantiqueira. Os termômetros devem registrar mínima de 17 graus e máxima de 26 graus, quase 10 graus acima do que na versão de 2022 no mesmo local e período do ano.

Atenta às mudanças climáticas de 2023, a organização da prova vai intensificar os pontos de hidratação nos dois percursos de 107km ou 66km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente. A primeira largada está prevista para 6h. Serão mais de 18 mil litros de água para o evento.

”L’Étape olha cada vez mais para situações extremas e nós como organizadores precisamos estar atentos. Muito frio ou muito calor impactam nos atletas. Por isso, toda parte de hidratação, a refrigeração de bebidas e alimentos terão reforço neste fim de semana. A parte médica também está pronta para agir em caso de necessidade, principalmente em relação à desidratação’‘, disse Fernando Cheles, diretor de prova.

Sobre o Tour de France

Criado em 1903, o Tour de France reúne os melhores ciclistas do mundo para percorrer os desafiadores 3.600 km da competição. O evento, que se estende por 22 dias, com apenas dois dias de descanso para os atletas, ocorre ao longo do mês de julho.

O Tour consiste em 20 etapas com trajetos variados, atravessando a França e países vizinhos. Devido à sua grandiosidade, o Tour de France se tornou um objeto de desejo tanto para atletas quanto para espectadores. A cada ano, a competição atrai mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e incentivar os ciclistas ao longo das estradas.

Algumas cidades tem temperaturas mais amenas em meio à onda de calor brasileira

Final de semana terá Festival BBQ e muito Rock and Roll