L’Étape Campos do Jordão: Mais de 3600 ciclistas encaram desafio em meio a onda de calor

Previsão do tempo indica que calor pode ultrapassar os 30 graus segundo INMET.

Campos do Jordão, conhecida por seu clima ameno e serrano, recebe o L’Étape Campos do Jordão by Tour de France neste domingo (24). No entanto, os ciclistas que participarão da maior prova de ciclismo amador do Brasil terão que lidar com temperaturas acima da média devido a uma onda de calor extremo que afeta o país.

A partir das 6h da manhã, mais de 3.600 ciclistas de todas as regiões do Brasil enfrentarão dois desafios: um percurso de 107 km ou outro de 66 km, com elevações de 2.300 m e 1.300 m, respectivamente. O evento contará com 12 largadas, sendo oito para o percurso mais longo e quatro para o curto, com a última largada prevista para às 7h40. Entretanto, o que chama a atenção é a temperatura média esperada para a prova, que deve atingir 26 graus, significativamente acima da média para esta época do ano na região.

Além do desafio da temperatura, a prova conta com 32 categorias e troféus para os vencedores da elite, o Desafio Sprint Santander para os ciclistas mais rápidos e os Desafio Rei e Rainha da Montanha Specialized para os primeiros colocados na Serra Velha.

Um fato interessante é a diversidade de participantes, incluindo Otoni Rosa, de São Paulo (SP), o atleta mais velho da competição com 84 anos, na categoria dos 70+. Por outro lado, a categoria feminina 60+ tem 20 competidoras, e o evento mantém uma média de quase 30% de participação feminina no pelotão.

Esta é a sexta vez que Campos do Jordão, localizada no Vale do Paraíba, recebe a etapa brasileira do Tour de France, que também passa por Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. O evento, chancelado pelo Tour de France, atrai atletas não apenas do Brasil, mas também de países como Argentina, Armênia, Alemanha, Chile e Estados Unidos.

A organização da prova está atenta ao calor, fornecendo mais de 18 mil litros de água em cinco pontos de hidratação para os ciclistas. São quase 400 pessoas envolvidas no evento, incluindo fiscais de pista, bandeiradores, entregadores e equipe de segurança, a maioria proveniente da região.

Bruno Prada, medalhista olímpico e organizador do evento, enfatizou a constante melhoria do produto ao longo dos anos, buscando inovação e pioneirismo em novas ideias e caminhos.

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país, contando com três etapas nacionais: Cunha, Rio de Janeiro e Campos do Jordão. Atualmente, o evento é o segundo em número de provas chanceladas pelo Tour de France, ficando atrás apenas do México.

Além de Campos do Jordão, o L’Étape passou por Cunha (SP) em abril e pelo Rio de Janeiro (RJ) em junho deste ano, com inscrições já abertas para as edições de 2024 das duas etapas. O L’Étape by Tour de France conta com 30 etapas em todo o mundo, proporcionando experiências únicas para ciclistas amadores em diferentes países, desde México até Tailândia.

Campos do Jordão e Taubaté registram as mais altas temperaturas de 2023

Taubaté recebe Sinfônica Jovem de Berlim em concerto gratuito