Na foto, Rose Aparecida de Paula (à esquerda), Diretora da E.M. Amadeu Carletti Jr e Cristiane Dias Chaves de Alcântara Janotti (à direita), Coordenadora Pedagógica, com um grupo de alunos, no momento da entrega do Caixote ABCJ de livros.
Ler é bom e faz bem para a vida. Mas ler precisa ser uma experiência agradável, que dê prazer e desperte a curiosidade de cada pessoa. Melhor ainda quando os livros estão ao alcance da mão.
Foi com este pensamento na cabeça que o grupo dos Amigos da Biblioteca de Campos do Jordão (AbCJ) criaram um caixote de livros para as bibliotecas escolares da cidade. Desta vez, a escola selecionada foi a Amadeu Carletti Jr, localizada na Vila Britânia. O brilho nos olhos dos alunos, quando o Caixote chegou, foi a melhor reposta.
O caixote atual, com 21 livros, pensado para alunos do 1º ao 5º ano, contém livros infantojuvenis de escritores brasileiros e do exterior. São livros bonitos, atraentes, com ilustrações modernas e inovadoras.
Alguns exemplos de destaque são o texto que Jorge Amado escreveu utilizando o futebol como tema; uma coletânea de histórias populares brasileiras, escrita por Ana Maria Machado, ou um livro que tem até receitas que as crianças podem preparar em casa. Para os fãs de games e vídeos, um livro em quadrinhos e outro inspirado em “YouTubers” com milhões de seguidores.
Todos os livros vêm acompanhados de resenhas simples, diagramadas de forma descontraída, e plastificadas para resistir a um grande número de consultas. Foi também preparado um material informativo para professores.
No momento, a biblioteca da escola está interditada. Mas com entusiasmo e ânimo contagiantes, a Diretora Rose e a Coordenadora Pedagógica Cristiane farão o Caixote percorrer as diferentes salas de aula para que os livros possam chegar a todos os alunos. O Caixote permanecerá como empréstimo na E.M. Amadeu Carletti Junior até o final de novembro, após o qual será encaminhado para outra instituição de ensino de Campos do Jordão
O grupo ABCJ – Amigos da Biblioteca de Campos de Jordão é formado por pessoas que acreditam no potencial que a leitura e uma biblioteca têm para transformar vidas. O grupo apoia a Biblioteca Municipal, bem outras bibliotecas da cidade.
