Neste sábado, dia 19 de novembro, a partir das 15h, o Mercado Municipal de Campos do Jordão abre suas portas para receber um espetáculo de música e dança: é a apresentação “Flor de Aroeira, Tambor de Crioula e Capoeira”, que retrata as raízes da cultura afro e celebra o Dia da Consciência Negra em Campos do Jordão.
A atração faz parte da programação do Circuito SP, uma parceria da Prefeitura de Campos do Jordão, por meio da Secretaria de Valorização da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e da Amigos da Arte.
Tambor de Crioula e Capoeira é um grupo de Capoeira, linhagem Mestre Ananias, e Tambor de Crioula com a supervisão do Mestre Xavier Negreiro, linhagem Mestre Felipe.
Muito pertinente à data da apresentação, dia da Consciência Negra, o grupo diz a respeito de toda uma gama de valores culturais que historicamente chegam no território brasileiro, a partir do êxodo do povo africano em circunstâncias extremamente adversas.
Segundo o portfólio do grupo, “Todas as dificuldades vividas por essa população extirpada de sua língua-mãe, família e territorialidade servem como impulsos para o povo negro criar uma cultura de resistência, surgida como um processo de síntese entre as diversas etnias trazidas de África, os povos ameríndios e os outros povos formadores do Brasil. O Tambor de Crioula e a Capoeira remonta a esse tempo de ‘cativeiro’”.
Tambor de crioula é uma dança de fertilidade típica maranhense. Sua prática e simbologia dizem muito a respeito dos modos de ser e viver dos afrodescendentes do Maranhão.
A atividade é gratuita e a entrada é franca.
Para maiores informações, entre e contato com a Secretaria: (12) 3664-4427.