Morreu Pelé – Saiba como foi quando o Rei do Futebol esteve em Campos do Jordão!

Morreu no início da tarde de hoje (29) Edson Arantes do Nascimento. Pelé “O rei do futebol” faleceu de falência múltipla de órgãos e estava internado para tratamento de câncer do cólon, desde o início do mês

Confira abaixo, no texto de José Gonçalves, como foi a presença do Rei Pelé em Campos de Jordão na década de 60.

Momentos de Glória do Nosso Esporte

É bom relembrar instantes de emoção de um povo feliz vividos no longínquo ano de 1962 quando a seleção Brasileira após treinar em Campos do Jordão trouxe o Bi Campeonato Mundial de Futebol.

A praça da DMTUR, o então Departamento Municipal de Turismo, local onde, posteriormente, foi construído o prédio da antiga Telefônica, estava lotada.

No rosto de cada um, a expressão de alegria.

Realizava-se a Festa do Pinhão em Campos do Jordão, com a coroação da Rainha Maria Gillei da Silva Moreira.

Outras se sucederam, mas, aquela sem dúvida, ficou na lembrança de muitos.

Vivíamos a contagiante presença dos ídolos da Seleção Brasileira de Futebol, carinhosamente, acolhidos pelo hospitaleiro povo jordanense.

Talvez uma manhã de sol, talvez uma tarde de outono, não importa, uma coisa é certa: era só alegria.

Sob os olhares radiantes de uma platéia feliz ali estavam, prestigiando a evento, os nossos ídolos do futebol, cujo relato minucioso feito pelo meu grande amigo e historiador Edmundo Ferreira da Rocha, está inserido em seu site www.camposdojordaocultura.com.br e, devidamente autorizados, aqui transcrevemos:

“Nessa oportunidade, a Rainha do Pinhão Maria Gillei da Silva Moreira, juntamente com as Princesas Aparecida Célia Bustamante e a Rainha do ano anterior Idilla Medeiros, acompanhadas da Rainha da Cidade, Sylvia Maria Dolores de Carvalho, foram recepcionar, (na praça do DMTUR – Departamento Municipal de Turismo, onde hoje está a nossa Telefônica, em frente à Estação de Vila Abernéssia, da Estrada de Ferro Campos do Jordão), os grandes jogadores de futebol, muitos dos quais campeões do mundo do ano de 1958, na memorável conquista na Suécia.

Na foto, aquele que viria a se tornar o Rei do Futebol, Edison Arantes do Nascimento, o PELÉ, se preparando para cumprimentar as Rainhas da Cidade e do Pinhão. Dentre inúmeras outras pessoas não identificadas, à esquerda da foto, Coaracy Bustamante, Hideraldo Luiz BELINI, JAIR MARINHO, José Macia PEPE, Romeu Negreiros Mezzacapa, presidente da Comissão Municipal de Esportes- C.M.E., Geraldo Ozório de Figueiredo. Ao centro da foto o zagueiro AIRTON Ferreira da Silva, o Airton Pavilhão, José Eli Miranda, o ZITO, MENGALVIO Figueiró, ALDEMAR dos Santos, Raul Donazar CALVET. Mais à direita da foto, ao lado da Princesa Idila Medeiros, o vereador Dr. Fausto Bueno de Arruda Camargo, Presidente do Lions Clube de Campos do Jordão e, bem à direita o jovem José Luiz Saggese.

Ao fundo da foto, a saudosa casinha do Sr. João Rodrigues Pinheiro. Na frente da casa, dentre muitos, o casal Zito Pinheiro e esposa D. Cida, Marcos Wulf Siegel e Dr. Guilherme Schultz.”

De uma coisa temos certeza lá reinavam a alegria e a emoção de um povo feliz.

Nas fotos, cedidas por Edmundo, numa aparece o Rei Pelé coroando a rainha e em outra o Capitão da Seleção Brasileira, Bellini, após colocar a faixa, se curvou perante a Rainha e a beijou, respeitosamente, sob os olhares do Rei.

Esse foi sem dúvida mais um dos Momentos de Glória do Nosso Esporte.


José Gonçalves - Colunista

Senso do IBGE divulgou hoje a prévia da população dos municípios. Campos do Jordão teve redução!

2022…Como se já não bastasse ainda perdemos Pelé. Mas há esperança!