Museu Casa da Xilogravura em Campos do Jordão terá sua fachada tombada pelo patrimônio histórico

A fachada da casa principal do imóvel onde hoje se localiza atualmente o Museu Casa da Xilogravura de Campos do Jordão terá seu Tombamento Histórico, Cultural, Artístico e Arquitetônico promovido pela Secretaria Municipal de Valorização da Cultura através do IPHAC – CJ (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Campos do Jordão).

Acerimônia do tombamento vai acontecer no próximo dia 28 de março às 10h00.

“Sua construção foi feita por Floriano Rodrigues Pinheiro e é datada de 1928 e este tombamento vai garantir para a posteridade, suas características originais, um exemplo vivo do trabalho e do esforço da gente jordanense”, afirma Benilson Toniolo Secretário Municipal de Valorização da Cultura.

Sobre o imóvel

As primeiras informações dão conta que a propriedade foi adquirida por Afonso de Oliveira Santos, em 1927, de Leon Casemire Felix Marie Bazin, na qual existiam as ruínas do Hotel Melo, o primeiro estabelecimento do gênero em Campos do Jordão.

 

Em 1928, por encomenda de Afonso, o construtor Floriano Rodrigues Pinheiro erigiu um novo prédio no local, que veio a ser herdado por Mercedes de Oliveira Santos, filha de Afonso, que por sua vez o vendeu para quatro Irmãs Beneditinas, que ali fundaram o Mosteiro de São João.

 

As monjas, o revenderam depois ao professor Antonio Fernando Costella que, no ano de 1978, nele instalou a Editora Mantiqueira e, posteriormente, em 1987, o Museu Casa da Xilogravura.

 

Ao longo destes anos, o professor Costella e sua esposa Leda fizeram adaptações no imóvel para dar conta de abrigar o Museu, mas o casal manteve intacta todas as características originais da fachada.

 

Hoje, o Museu dispõe de cerca de 30 salas que abrigam o acervo de 1.267 artistas brasileiros e estrangeiros, constituindo-se em importante patrimônio museológico e artístico nacional, contribuindo de forma decisiva para a preservação e divulgação da Cultura e consolidando ainda mais o nome de Campos do Jordão como importante polo emissor e receptor de Arte.

 

Tombamento da Fachada do Museu Casa da Xilogravura
Data: 28 de março de 2019
Horário: 10h00
Endereço: Avenida Eduardo Moreira da Cruz, 295 – bairro Jaguaribe
Informações: (12) 3664 4427

 

Assessoria de Comunicação

This post will expire on Thursday March 28th, 2019 – 9:59pm.

Fundador do Guiacampos.com, apaixonado por Campos do Jordão.

Aymée Elisa realiza duas apresentações em Campos do Jordão neste final de semana

Fórum empresarial em Campos do Jordão recebe ministro Paulo Guedes, Alcolumbre e Maia