Apesar de badalada principalmente no inverno, é longe do burburinho que o turista encontra o principal atrativo de Campos do Jordão: a natureza! O verde abundante formado por florestas preservadas de Araucárias e outras espécies de árvores típicas da mata Atlântica transforma a cidade no principal destino para quem deseja respirar ar puro.
O clima incomparável é reconhecido há 63 anos como o melhor do mundo, segundo o Congresso Internacional de Climatologia, realizado na França em 1957. Quem visita a estância sente na pele, ou melhor, nos pulmões que esse status não é por acaso. É como se o visitante contasse com um “ar-condicionado” natural que se adapta a cada estação para garantir o bem-estar.
O meio ambiente foi generoso com Campos do Jordão, uma cidade que além de oferecer belas paisagens também faz bem à saúde. Não há nada mais saudável que incluir no seu roteiro passeios ao ar livre. Por isso selecionamos algumas dicas para deixar você longe das aglomerações, onde o contato com a natureza é quase exclusivo e muito mais intimista.
Ganhe fôlego em cenários de tirar o fôlego em Campos do Jordão!
A ciência já provou que a atividade física é indispensável para manter a saúde em dia. Em Campos do Jordão, onde o ar é livre de poluição, os efeitos benéficos são ainda mais evidentes. A altitude também contribui para aumentar a capacidade pulmonar porque induz o organismo a produzir mais glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela oxigenação. Quanto mais oxigênio no organismo, maior a resistência.
Não à toa a cidade é um paraíso para os corredores e também para aqueles que não abrem mão de uma boa caminhada. As calçadas às margens dos trilhos do bondinho também são ótimas para manter o corpo em movimento e aproveitar todos os benefícios que o clima diferenciado de Campos do Jordão tem a oferecer.
De vila Abernéssia até Capivari são cerca de 4 quilômetros de corrida ou caminhada. O cenário é de arrancar suspiros enquanto você melhora seu fôlego!
Um pulmão verde chamado horto florestal
Campos do Jordão é privilegiada mesmo! Quis o destino que a cidade abrigasse a maior floresta de Araucárias do Estado de São Paulo. São inúmeros pinheiros protegidos pelo Parque Estadual, conhecido como Horto Florestal, onde mais de 800 tipos de plantas e quase 70 espécies de animais estão a salvo.
Lá dentro há uma agência de ecoturismo que aluga bicicletas, mas as inúmeras trilhas do lugar também podem ser feitas a pé com o apoio do programa Aventoriba, que promove várias expedições pelo horto e região da Mantiqueira. Os passeios saem todo sábado do hotel Toriba e são feitos sem pressa por uma equipe de guias preparados que contam um pouco da história dos lugares visitados. As caminhadas sempre terminam em um restaurante da região. É imperdível.
Campos do Jordão: o paraíso dos cliclistas
Agora, se você gosta de pedalar e é adepto do mountain bike, o Zoom Bike Park é uma parada obrigatória. Localizado no caminho do Horto Florestal, o espaço oferece 19 trilhas com quatro níveis de dificuldade: Verde: fácil/médio – Azul: médio/difícil – Vermelho: difícil – Preto: extremamente difícil.
Estes circuitos estão distribuídos em uma área de dois milhões e 500 mil metros quadrados repleta de montanhas, florestas de Araucárias e campos de altitude. O Zoom Bike Park conta com uma equipe de socorristas que garantem a segurança dos cliclistas, e ainda dispõe de bicicletas para alugar.
Alguns hotéis e pousadas também oferecem passeios de bike aos hóspedes. É o caso do Toriba, que possui oito bicicletas próprias para a prática do mountain bike. São ótimas para conhecer os 60 mil metros quadrados de jardins que circundam o hotel.
O Toriba ainda possui o programa “Toriba Pedalada”, com roteiros pela região, e os participantes são acompanhados com guias especializados. Agora, se você prefere algo com menos esforço físico, o Toriba oferece duas bikes elétricas por um pequeno valor de aluguel.
Fazendinha Toriba é lazer para família inteira!
Imagine um lugar onde o galo, o pato e o marreco fazem a recepção! Assim os visitantes são recebidos na Fazendinha Toriba, um lugar mágico que reproduz em meio a muito verde o dia a dia de uma fazenda de verdade!
São 300 mil metros quadrados repletos de árvores nativas da Mantiqueira, como o Pinho Bravo, por exemplo. Além de galos, patos e marrecos, lá vivem mais de 200 tipos de aves. Tem também vacas, bezerros, ovelhas, carneiros, pôneis e mini pôneis. E os porquinhos da Índia são uma atração à parte, principalmente para as crianças, que podem pegá-los no colo e dar comida.
Outra dica de passeio em contato direto com a natureza, em meio a muito verde e ar puro, é o complexo do Tarundu, que fica pertinho da Fazendinha. O acesso é feito ao lado do hotel Toriba.
Trata-se do maior centro de lazer e entretenimento da serra da Mantiqueira, com mais de 30 atividades ao ar livre, entre elas, o arvorismo e a tirolesa. Merecem destaque ainda o Tubo Insano, a Boia Cross e a Orbit Ball, que rola morro abaixo com até duas pessoas dentro.
Além da adrenalina, o Tarundu também oferece momentos de contemplação com a trilha “caminho da Paz”. São 700m de percurso dentro da mata feito em piso elevado de madeira ecológica que possibilita o acesso de pessoas de todas as idades, inclusive cadeirantes. “A experiência é única para respirar o mais puro ar filtrado pelas espécies centenárias do local. Uma ótima oportunidade para apreciar a natureza em total liberdade, e purificar seus pulmões fortalecendo a imunidade”, desta Ricardo Lenz, proprietário do Tarundu.
Contato constante com a natureza
Campos do Jordão é uma cidade onde na natureza é respeitada. Árvores, plantas e animais ameaçados de extinção ainda encontram refúgio. Graças à preservação, a estância é um destino agradável, um lugar aprazível que faz muito bem à saúde do corpo e da mente. Afinal, a poluição e o estresse das cidades não sobem a serra.
Por isso, não pense duas vezes. Dê a si próprio e a sua família este presente! Tire uma folga, fuja da rotina, esqueça os problemas e venha ser saudável em Campos do Jordão!