Fotos Tadeu Sales
Quem acordou cedo e olhou para o céu na na manhã dessa quinta-feira pode contemplar um (ou mais um) espetáculo da natureza em Campos do Jordão. Foram diversas nuvens lenticulares que chamaram atenção dos moradores e visitantes da estância.
O fato de não termos edifícios altos em Campos do Jordão, o que inclusive não é permitido pela lei de zoneamento, nos privilegia na visibilidade do céu, proporcionando esse tipo de espetáculo.
O Fotografo Tadeu Sales Madrugou e registrou as imagens abaixo!
Nuvens Lenticulares são formações estacionárias de nuvens, com formato análogo a fogo e lentes, que se formam em altitude. Normalmente alinhadas com a perpendicular da direção do vento, elas podem ser separadas em altos-cúmulos lenticulares estacionários (ACSL), estratocúmulos lenticulares estacionários (SCSL), e Cirrocumulus lenticulares estacionários (CCSL).
Quando ar estável e úmido flui sobre uma montanha ou cadeia de montanhas, uma série de ondas estacionárias podem se formar à sotavento da mesma. Se a temperatura na crista da onda descer abaixo do ponto de orvalho, o vapor de água em suspensão se condensará formando a nuvem lenticular. Na continuação do fluxo de ar, ao descer em direção a depressão da onda, a nuvem pode evaporar-se, razão para suas bordas características.
Sob certas condições, longas cadeias de nuvens lenticulares podem se formar próximo da crista de cada onda subsequente em um padrão repetitivo de nuvens que pode se estender por centenas ou até milhares de quilômetros. Visível em imagens de satélites como “costelas” de nuvens paralelas a uma cadeia inicial de montanhas, essa formação revela a presença do sistema de ondas.
Os sistemas de onda causam grandes movimentações verticais de ar, então se quantidade suficiente de vapor d’água se condensar, pode ocorrer precipitação.
As nuvens lenticulares já foram confundidas com OVNIs (ou como “esconderijo” de OVNIs) devido à sua aparência discóide. Cores fortes (chamada irização) são às vezes vistas nas beiradas dessas nuvens.” (Wikipedia)
Leia também:
Amplitude térmica – Porque esfria rápido em Campos do Jordão?
This post will expire on Sunday June 28th, 2015 – 11:59pm.