“O Queijo e a Mantiqueira”, websérie documental estreia nesta terça-feira (5)

Serão 5 episódios, cada um apresentando a história de vida de um produtor de Queijo da Serra da Mantiqueira

Arthur Veloso - Kbraz - Brasópolis MG - Foto Divulgação

As produções locais são uma importante forma de expressão cultural, a maneira como cada alimento e cada técnica se adaptou e evoluiu mostram características da identidade de uma região. Dentro do vasto território que compõe a Serra da Mantiqueira, o queijo certamente é um ícone de suma importância. A Websérie Documental: O Queijo e a Mantiqueira, que estreia neste terça-feira (5) no canal do projeto no youtube, surge com o objetivo de valorizar essa cultura local e os produtores que a representam com autenticidade.

A série terá 5 episódios, cada um apresentando a história de vida de um produtor de Queijo da Mantiqueira, onde eles contarão suas próprias trajetórias, proporcionando olhares que terão o foco muito além do queijo, mas que abordarão os sonhos, rotinas e desafios dessas pessoas que dedicam suas vidas à produção artesanal. A diversidade dos produtores será um aspecto evidenciado dentro dos queijeiros que irão compor essa primeira temporada, serão eles: Queijaria Bolderini (Pindamonhangaba-SP), Laticínios Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG), Estância Silvania (Caçapava-SP), Laticínios K-Braz (Brazópolis-MG) e Queijaria Inácio (Alagoa-MG).

O projeto, que é uma realização do chef Vitor Pompeu em parceria com o designer gráfico Vinícius Prado, a cada episódio apresentará produtores da região, e haverá ainda um conteúdo extra de receitas, onde Vitor conduzirá de forma leve a elaboração de preparos com essas iguarias da região, os Queijos, compartilhando suas interpretações com a gastronomia da Mantiqueira. Os episódios de apresentação dos produtores terão em média 15 minutos de duração, já os de receitas terão cerca de 7 minutos.

Vitor é sócio do restaurante Sauá e da Pousada Bicho do Mato (Gonçalves-MG), além de sócio do Restaurante Moringa Mantiqueira (Campos do Jordão-SP) e afinador no Casarão Queijos Maturados (São Bento do Sapucaí-SP). Com mais de 20 anos de experiência no meio gastronômico na Serra da Mantiqueira, realiza um trabalho de fortalecimento e valorização de produtores e elementos conectados a cultura caipira da região, foi um dos responsáveis pelo projeto Saberes da Mantiqueira, com o apoio do Senac Campos do Jordão, onde foi docente no curso de Gastronomia por 7 anos. Já Vinícius é designer gráfico formado pela Faculdade Cruzeiro do Sul MS e no Curso Técnico de Cozinheiro pelo SENAC-MS. Dentro de sua atuação têm o propósito de compartilhar conhecimento em suas diversas formas, por meio de projetos audiovisuais com a sua produtora Doc in Loco, trabalha também como cozinheiro no Restaurante Sauá (Gonçalves-MG) e afinador no Casarão Queijos Maturados (São Bento do Sapucaí-SP). Além disso a websérie conta com a assessoria de marketing de Amanda Romão da Let´s Go MKT.
Alguns conteúdos prévios já estão sendo compartilahdos por meio do Instagram (@eamantiqueira), mas o primeiro episódio completo terá sua estreia no dia 05/04 no seu Canal do Youtube, os demais serão publicados semanalmente, os episódios de apresentação de produtores sempre as terças-feiras e os de receitas aos sábados.

05/04 – Episódio 1 | Queijaria Bolderini (Pindamonhangaba-SP) 
12/04 – Episódio 2 | Laticínios Búfalos na Montanha (Paraisópolis-MG) 
19/04 – Episódio 3 | Estância Silvania (Caçapava-SP) 
26/04 – Episódio 4 | Laticínios K-Braz (Brazópolis-MG) 
03/05 – Episódio 5 | Queijaria Inácio (Alagoa-MG) 

Além da publicação nas plataformas de redes sociais, os conteúdos serão exibidos em eventos e ações que se conectam com o propósito de valorização cultural, em alguns casos havendo inclusive degustações que completarão a experiência. A websérie conta com o patrocínio de Hotel Toriba, Casa Grappolo, Azeite Fio de Ouro, Restaurante Sauá, Moringa Mantiqueira, Casarão Queijos Maturados e Sicoob.

Selfie da equipe de gravação com os produtores – Vitor Pompeu a frente, da direita para a esquerda, Vinicius Prado, Mariana Goulart, Cilmar Goulart – Foto Divulgação

Os organizadores do projeto já têm planejado uma segunda temporada de O Queijo e a Mantiqueira, que deverá ser publicada no segundo semestre desse ano, já havendo inclusive episódios gravados para essa, após ela existe a possibilidade de expandirem esse formato focando em outros ingredientes emblemáticos da Mantiqueira, como o azeite, vinho, café e a cachaça.

O Queijo e a Mantiqueira
Websérie Documental
@eamantiqueira

Realização
Moeté | território gastronômico
Vitor Pompeu
@vitor.pompeu
(12) 9 8844-6207

Doc in Loco Produções
Vinícius Prado
@doc.in.loco
(67) 9 9140-3551

 

 

Saiba qual é ponto turístico mais visitado de Campos do Jordão que mudou a dinâmica do turismo da cidade e influenciou até na arquitetura

Campos do Jordão inicia vacinação contra gripe, sarampo e a quarta dose da anticovid em idosos acima de 60 anos