OFCJR: a porta de entrada para o mundo da música

OFCJR: a porta de entrada para o mundo da música 

Campos do Jordão é uma cidade musical. A vocação foi descoberta em 1970 quando o maestro Eleazar de Carvalho criou o mais importante evento erudito da América Latina. Todos os anos durante o mês de julho, artistas de renome internacional sobem a serra para concertos sinfônicos e de câmara, além de compartilhar suas técnicas para os jovens bolsistas do festival.

Muito mais do que sede do Festival de Inverno, a estância também é um celeiro de talentos descobertos e lapidados pela Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região. Criada em 2019 pelo maestro Claudemir de Morais, a OFCJR tem a parte pedagógica como essência. O objetivo é implementar uma educação musical de qualidade para a formação de novos músicos e musicistas de Campos do Jordão e demais cidades da serra da Mantiqueira.

Graças ao apoio da Ame Campos e do Hotel Toriba, a Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão oferece aulas de piano, violoncelo, violino, viola, trompete, trombone, entre outros instrumentos totalmente de graça. Os cursos são voltados para diversos segmentos, como big band, orquestra jovem e orquestra profissional.

A partir dos 05 anos de idade já é possível aprender música, mas quem já é instrumentista também pode usufruir da academia para aprimorar sua técnica. As vagas são sempre informadas no site da OFCJR e em breve novas oportunidades serão abertas.

OFCJR retoma agenda de apresentações

A Orquestra Filarmônica de Campos do Jordão e Região não se resume apenas à parte acadêmica. Com a intenção de fomentar a cultura, os jovens músicos também são preparados para encarar os palcos cumprindo a agenda da OFCJR. Os ensaios são realizados no Espaço Cultural Dr. Além, que é cedido pela prefeitura.

Nos últimos três anos, vários concertos já foram realizados, mas devido à pandemia o calendário sofreu uma pausa. Agora, com o avanço da vacinação, a rotina de apresentações está sendo retomada e no fim de semana, os jovens músicos vão protagonizar mais um espetáculo memorável e emocionante.

Sábado, 25 de junho, a OFCJR vai se apresentar no Posto Graal de Guararema, com o oferecimento e patrocínio da Lindt Chocolate.

Além de se encantar com o repertório, sua presença vai servir de incentivo para que os talentos musicistas sigam adiante na carreira que está apenas começando!

O concerto vai começar às 11h com uma hora de duração, no Graal Market, localizado na Rodovia Carvalho Pinto, km 67. A entrada é franca. Compareça!

Chef Anouk Migotto do Donna Pinha representa a Mantiqueira na Bienal do Livro em São Paulo

Uma das principais vias de Campos do Jordão estará interditada hoje e amanhã.