Olivier Anquier e o jordanense Anderson Oliveira são presenças confirmadas no Fórum de Gastronomia Artesanal em São José dos Campos

Evento terá aulas-show, conduzidas por 15 chefs da região

A cidade de São José dos Campos vai se transformar em palco de um dos maiores encontros gastronômicos da região. De 27 a 29 de junho, o Parque de Inovação Tecnológica (PIT) receberá a quarta edição do Fórum da Gastronomia Artesanal, que terá como destaque a presença do chef internacional Olivier Anquier.

Durante os três dias, das 11h às 19h, o público poderá circular por uma feira com produtos artesanais vindos de diferentes regiões do Estado de São Paulo. Queijos, charcutarias, geleias, azeites, pães, méis e bebidas artesanais estarão à venda, diretamente com os produtores.

Além da feira, o evento contará com um circuito gastronômico com pratos assinados por chefs convidados, como pizzas, hambúrgueres, paellas e outras criações, além de bebidas como cervejas artesanais e vinho quente, que prometem aquecer o público durante o inverno.

Outro destaque da programação são as aulas-show, conduzidas por 15 chefs da região. Durante as apresentações, eles ensinarão receitas práticas e criativas, utilizando ingredientes disponíveis na própria feira.

Concurso Mesa de Ouro terá julgamento de Olivier Anquier

O ponto alto do Fórum será o Concurso Mesa de Ouro, marcado para sábado, 28 de junho. Dez chefs vão disputar o título montando mesas de frios utilizando apenas um kit de produtos fornecido pela organização e ferramentas básicas, como facas.

A competição segue o seguinte cronograma:

  • 13h30 às 14h30: Chegada e preparação dos participantes

  • 14h30: Entrega dos kits de produtos

  • 15h às 18h: Montagem e avaliação das mesas

  • 18h às 18h30: Julgamento pelo júri técnico

  • 18h30 às 19h: Anúncio dos finalistas e premiação

  • Após a premiação: As mesas serão abertas para degustação do público

O júri será formado por nomes reconhecidos da gastronomia, incluindo Olivier Anquier, ao lado de Anderson Oliveira, Thais Okamoto, Zenir Dalla Costa, Cláudia Moraes, Tabatha Bertoni, Renata Braune e Christophe Faraud. Os critérios de avaliação incluem técnica de corte, apresentação visual e harmonização dos elementos.

Chef Anderson Olivera – Dona Chica

A entrada para o Fórum da Gastronomia Artesanal é gratuita. O evento tem como proposta valorizar a produção artesanal, estimular a economia local e criar conexões entre produtores, chefs e consumidores.

Parque da Lagoinha terá Encontro para a Sustentabilidade durante o feriado de Corpus Christi

Winter Opening agita Campos do Jordão com feijoada exclusiva e o Sunset mais alto do Brasil