Ônibus intermunicipais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira tem aumento acima da inflação

Na última segunda-feira (1º), os passageiros que utilizam os ônibus intermunicipais na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte e Serrada Mantiqueira passarão a pagar o reajuste de 13,64% nas tarifas. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) comunicou que esse é o primeiro aumento desde 2020.

Mais que a inflação

O aumento, segundo a EMTU, não se limita à inflação acumulada, sendo justificado pelos crescentes custos operacionais, especialmente relacionados aos combustíveis. A empresa ressaltou que o incremento nos preços também está associado ao aumento de outros insumos, como mão de obra e, no caso dos veículos elétricos, ao encarecimento da energia elétrica.

“A revisão dos valores reflete não apenas a inflação, mas também os aumentos significativos nos custos de operação, tais como o aumento nos preços dos combustíveis e de outros bens de consumo, além dos custos associados à mão de obra e energia elétrica para os veículos elétricos”, explicou a EMTU.

Os novos valores das tarifas, em vigor desde 1º de janeiro de 2024, estão disponíveis para consulta no site oficial da EMTU, onde os usuários podem conferir a lista completa e verificar os ajustes nos diferentes trajetos da região. Essa mudança impacta diretamente os passageiros e destaca a necessidade de monitorar os custos operacionais no setor de transporte público.

Veja a previsão do tempo para janeiro e esteja preparado

Retomada buscas por helicóptero desaparecido desde domingo (31)