Paninoteca Estacão Toriba – Campos do Jordão

Com proposta inédita na região, a Paninoteca Estacão Toriba, restaurante especializado em paninis, tradicionais sanduiches italianos, é uma autêntica estação ferroviária, localizada em um mirante logo acima de uma real linha ferroviária.

Paninoteca Estacão Toriba - Campos do Jordão
Paninoteca Estacão Toriba – Campos do Jordão

Não por acaso, o Toriba tem uma ligação histórica com ferrovias, isto porque o trecho ferroviário mais alto do Brasil passa pelo terreno do hotel, com parada ainda ativa. Os materiais para construção do Hotel Toriba, que foi inaugurado em 1943, vieram de trem do Vale do Paraíba. Os hóspedes das primeiras décadas também vinham pelas estradas de ferro, com seus carros embarcados nos antigos vagões gôndola. Hoje é possível ouvir ainda o apito do trem da EFCJ (Estrada de Ferro Campos do Jordão) passando pelo jardim do hotel, despertando a nostalgia dos tempos ferroviários.

Um vagão de 1920, construído na antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a partir de um projeto inglês do início do século passado, vindo de Sorocaba em uma operação que envolveu quatro guindastes, abriga a Estação Toriba. Inspirado nos antigos vagões restaurante, mesas de mármore branco com pés de ferro fundido, piso de madeira, luminárias e uma coleção de cartões postais de época compõem o décor do lugar.

Segundo Aref Farkouh, arquiteto e proprietário do Hotel Toriba, a paninoteca não tem motivação financeira. “É a realização de um sonho antigo, fruto da minha paixão por ferrovias e viagens frequentes de trem ao redor do mundo”, acrescenta o empresário.

Com 7 mesas de 2 lugares e outras 7 mesas de 4 lugares no vagão, o restaurante conta ainda com uma plataforma ferroviária coberta que traz mesas pequenas e mesas comunitárias, totalizando 80 lugares. Os paninis são preparados em uma moderna cozinha envidraçada, em uma casa já existente que foi inteiramente reformada.

Paninoteca Estação Toriba - Campos do JordãoO cardápio, como nas tradicionais paninotecas (lojas de sanduiches italianos), traz diversas opções de recheios, em sua maioria triplos, com opções vegetarianas, terão variações a cada estação. Muitos dos ingredientes são tipicamente italianos e outros de produtores locais, já os vegetais vindos da Fazendinha Toriba e o pão ciabatta produzido na padaria do Hotel.

A Estação Toriba, que está no ponto mais alto do Circuito Turístico do Gavião Gonzaga, reúne ainda, no mirante com vista para o Vale do Paraíba, uma “bilheteria” com loja de souvenirs, pontos de informações turísticas e parada para o serviço de vans turísticas. Será também o local de largada para as expedições do Aventoriba, programa de aventuras oferecido pelo hotel, além de bilheteria para venda de ingressos para as principais atrações turísticas da região.

Serviço:
Estação Toriba
Aberto diariamente das 11h as 18h
www.toriba.com.br

COMMENTS

Leave a Comment