Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos

O Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, é um verdadeiro tesouro da região. Reconhecido como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), este parque abrange uma vasta área de 84.500 m², sendo 80% dela composta por áreas verdes e trilhas para caminhadas. Além disso, abriga pavilhões projetados pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, tornando-se um local de importância ímpar para a preservação ambiental e a história da cidade.

Atualmente, o Parque Vicentina Aranha recebe aproximadamente 70 mil visitantes mensalmente, que buscam uma melhor qualidade de vida. O local oferece uma ampla programação cultural, ambiental e de atividades físicas de forma gratuita para o público. Entre as atrações disponíveis, destacam-se eventos musicais, sessões de cinema, apresentações teatrais, exposições artísticas, exploração histórica e muito mais. (Confira no site)

Primeiro Sanatório para tratamento de tuberculose da cidade

Parque Vicentina Aranha - São José dos Campos
Parque Vicentina Aranha – São José dos Campos

A história deste parque remonta a 27 de abril de 1924, quando foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Esse sanatório, um dos maiores centros de tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro em São José dos Campos e um dos pioneiros no Brasil.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório e o reabriu o espaço ao público em 2007 já com um parque. Desde 2011, a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), como Organização Social de Cultura, realiza atividades no espaço e lidera os esforços de manutenção e restauração das edificações.

O Parque Vicentina Aranha está aberto todos os dias, das 06h às 21h, convidando a comunidade a desfrutar de sua rica herança cultural e do ambiente natural preservado. Para mais informações: https://www.pqvicentinaaranha.org.br/

Dica extra!

Bordados, pinturas, esculturas e muito mais você encontra na feira de artesanato que acontece todos os domingos no Parque Vicentina Aranha. Além de um passeio pelas alamedas do Parque, você pode aproveitar para bater um papo com os artesãos e conhecer um pouco do processo criativo. Produzidas com muito carinho, as peças originais expressam a criatividade de cada artesão, além de serem ótimas opções para presentes.
Todo domingo das 9h às 13h
ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus
Entrada Franca