Pindamonhagaba participa de congresso de engenharia sanitária e ambiental

 

Pindamonhangaba enviou representantes para a 32 ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizado em Belo Horizonte, na última semana.

O tema do congresso foi saneamento ambiental e desafios para a universalização e a sustentabilidade.

A secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, explicou que a equipe do município foi aprimorar conhecimentos. “Com muito trabalho em Pindamonhangaba, o município vem se destacando no Estado e no Brasil. Temos 99% do esgoto coletado e 100% do que é coletado é tratado. Estamos no caminho da universalização do saneamento e viemos entender melhor a situação para aplicação de melhorias no saneamento rural. Em 2019, por exemplo, recebemos um prêmio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ficando entre os 10 municípios considerados de grande porte que estão no rumo da universalização do saneamento”.

Ainda sobre o congresso, Maria Eduarda disse que foi importante para “entender alguns assuntos, pois a Secretaria de Meio Ambiente não é uma pasta executora de projetos ou de obras de saneamento, mas pode conduzir alguns planos, projetos e diretrizes para o município. Assim, nosso foco foram questões voltadas ao saneamento rural principalmente, que é um desafio, uma necessidade de Pinda. Antes mesmo do congresso, optamos por fazer um projeto e pleitear recurso ao FEHIDRO para desenvolver um plano de saneamento rural. O projeto já foi aprovado no Comitê de Bacias, e agora está no Estado para análise e esperamos ser contemplados.”.

Maria Eduarda destacou que também foram debatidos outros tópicos como “recursos hídricos e saneamento em áreas de risco e a questão de da qualidade da água. Esse foi o foco, não apenas para atender a universalização mas também para que possamos ter uma melhor qualidade da água, colaborando assim com o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade.”

A secretária aproveitou a oportunidade para observar expositores e tecnologias voltadas para saneamento de grande escala. A ideia é que possamos participar de outros eventos para conhecer também tecnologias individuais”.

Ela foi acompanhada pela engenheira civil Denise BortolI Ribeiro e no evento encontraram com a estagiária Nicole, que estava com seu grupo da Unesp apresentando trabalhos universitários.

Chef italiano vem comandar restaurante em hotel de luxo de Campos do Jordão

Feira de Produtores “Mercado das Estações – Inverno” acontece neste sábado no Mercado Municipal