O governo estadual está intensificando seus esforços para conter a criminalidade e reduzir a violência no Vale do Paraíba com a expansão do programa ‘Muralha Paulista’. Segundo o governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), em entrevista exclusiva a OVALE, o projeto será implementado em todas as 39 cidades da região até o fim do primeiro semestre de 2024.
De acordo com Felicio Ramuth, o edital do projeto já está em consulta pública, e a previsão é que seja lançado até o final de fevereiro. O programa, que visa tirar a região da liderança da violência no estado, tem como objetivo principal criar um ‘cinturão eletrônico’ de monitoramento, com câmeras de segurança posicionadas nas entradas e saídas dos municípios.
A integração das forças de segurança também é parte fundamental do plano, visando proporcionar maior rapidez e fluidez no atendimento das ocorrências. “A muralha vai trazer uma nova ferramenta para apoiar o trabalho da Polícia Militar e Civil. Nós tivemos uma queda de todos os indicadores que são bem melhores hoje do que eram há um ano, tivemos também a redução de 15% dos homicídios, de roubos e furtos. Por isso, também é fundamental a tecnologia com monitoramento de câmeras de integração de base de dados que São José já utiliza na segurança”, comentou o governador em exercício.
Com a implementação do programa ‘Muralha Paulista’ em todas as cidades do Vale do Paraíba, espera-se uma significativa melhoria nos índices de segurança, proporcionando maior tranquilidade e proteção para os habitantes da região.