Que tal fazer uma oficina cultural online durante a quarentena? Vagas são limitadas!

Estão abertas até amanhã (17 de maio) as inscrições para as Oficinas Culturais Online da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A ação é uma parceria com os municípios paulistas, e a Prefeitura de Campos do Jordão e demais cidades paulistas.

Todos os cursos são totalmente gratuitos, abertos a todos os interessados e haverá emissão de certificado conforme frequência.

As inscrições já podem ser realizadas através do formulário disponível no link: https://bit.ly/3fPC1Ql .

Confira a agenda de oficinas:

FOTOGRAFIA DIGITAL PARA CELULARES
Atividade voltada àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõem uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia. Os inscritos neste curso poderão ter acesso ao grupo exclusivo e gratuito de estudos fotográficos do Telegram Bruna Grassi Foto.

A orientadora Bruna Grassi é graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP, Mestre em Comunicação e Jornalismo e especialista em Teorias da Imagem. Criadora da Marca e Projeto @FineArtBrazil. Desenvolve investigação e trabalhos nas áreas Estudos Fotográficos – técnicas e teorias; Fine Art, LifeStyle, Retratos e Restauração; A Filosofia da Imagem; A Fotografia na Comunicação; Construções de Imagens de Atores Políticos; A fotografia e os impactos sociais e culturais na Internet; Cyber-ativismo e novos métodos para pesquisa on-line em imagem, fotojornalismo e comunicação política. Obras Premiadas e Expostas em diversos Países como Brasil, Inglaterra, França, Itália, Sérvia, Bósnia e Herzegovina.

Datas: 20, 21, 22 e 25 de maio (quarta, quinta, sexta e segunda-feira)
Horário: 10h às 12h

25 vagas

ELABORAÇÃO DE PROJETOS: PROAC
O workshop “Elaboração de Projetos Culturais com foco no ProAC Editais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo” tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos voltados ao ProAC Editais. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural conforme as exigências contidas nestes editais.

O orientador Junior Cecon é formado em Administração com especialização em Gestão Cultural. Desde 1996 atua no setor cultural, desenvolvendo atividades como idealizador, produtor, coordenador e diretor executivo para projetos culturais de artes cênicas, nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Bahia. Também atua na área de formação tendo desenvolvido trabalhos junto ao Programa de Capacitação em Gestão Cultural e Empreendimentos Criativos – MinC/SENAC-DF e do Programa de Capacitação de Gestores Culturais do Centro-Oeste MinC/UnB, além de ministrar oficinas de Produção Cultural. Participou de intercâmbios visando a internacionalização da cultura brasileira, como o Micsul 2016 (Bogotá-Colômbia); Santiago a Mil 2015 (Santiago-Chile); 4o Kugoma (2013 – Maputo/Moçambique) e Platform 11+ (2010 – Lisboa/Portugal).

Datas: 20, 22, 25, 27 e 29 de maio (segunda, quartas e sextas-feiras)
Horário: 14h às 15h30

25 vagas.

VOZ: EXERCÍCIOS PRÁTICOS E TRABALHO COM TEXTO
A oficina online se dedica à expansão das possibilidades individuais e à introdução do uso da voz no teatro através de exercícios práticos que explorem a Respiração, a Ressonância e a leitura de fragmentos do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. O princípio do trabalho é dissolver os bloqueios que nos impedem de nos conectarmos com a voz plena através da disponibilização da musculatura, da investigação da estrutura óssea e dos processos fonatórios, sempre em diálogo com a palavra.

A orientação é de Paula Carrara, criadora, atriz e performer. Explora abordagens contemporâneas de criação, que habitam a fronteira entre teatro, performance e música. Desde 2007 tem criado em colaboração com importantes artistas como Carlos Canhameiro, Cia. Das Atrizes, Georgete Fadel, João das Neves, Maria Tendlau e Les Commediens Tropicales. É formada em Pedagogia do Teatro e Mestre em Artes Cênicas na linha de Formação do Artista da Cena na USP. Em 2016 publicou: [Corpo Voz Escuta] – reflexões sobre a pratica do Ator pela Editora Lamparina Luminosa). Atualmente desenvolve o projeto “Cassandra – a voice to find” – Mu.d Residenza Artistica (Napoles/IT) e Kulturfactory Residency (Domicella/IT).

Datas: 25 a 29 de maio (segunda a sexta-feira)
Horário: 10h às 12h

30 vagas.

CRIAÇÃO E EXPRESSÃO EM TEMPOS EXCEPCIONAIS
A atividade propõe a criação artística como instrumento de reflexão, expressão e responsividade diante dos tempos atuais de excepcionalidade. Sem necessidade de experiência prévia, os participantes poderão utilizar imagens e textos próprios e também de outros artistas como citação, inspiração e recriação para uma obra autoral original.

A orientadora Eda Nagayama é escritora, doutora em Estudos Literários em Inglês (FFLCH/USP) com o tema “A crise migratória e o traumático na narração literária”, graduada em Artes Cênicas e Mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual (ECA/USP). Em 2016-2017 integrou o programa internacional SPeCTReSS – The Social Performance, Cultural Trauma and the Reestablishing of Solid Sovereignties, com pesquisa sobre locais e pós-memória do Holocausto, na Polônia, Alemanha e República Tcheca. Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 com “Desgarrados” (Cosac Naify 2015, Ed. Sesi 2018), também vencedor do Nascente/USP 2011.

Datas: 25 a 29 de maio (segunda a sexta-feira)
Horário: 14h às 15h30

30 vagas.

MÍDIAS SOCIAIS
As Mídias Sociais são ótimos veículos de comunicação, com baixo custo e excelente alcance. O Brasil lidera a lista de pessoas que passam mais tempo na internet, e metade da população brasileira está conectada a pelo menos uma mídia social, tais como: YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp. A proposta deste workshop é contextualizar os participantes sobre as possibilidades de uso das Mídias Sociais para divulgar, integrar e fomentar a Arte e a Cultura.

A orientadora Sílvia Maria Souza é apaixonada por arte e internet. Formada em Comunicação Social pela Unesp-Bauru, curso voltado para Rádio/TV e novas mídias. Teve a oportunidade de trabalhar com cinema, rádio, tv, agência de conteúdo, agência digital, mídias sociais, e-commerce, assessoria de comunicação, marketing e, também, com treinamentos em Mídia Digital. Algumas empresas para as quais trabalhou: Americanas.com, Senac, Polishop, Vale, Danone, Movida Rent a Car, Brookfield, CVV e CasasBahia.com.

Datas: 25 a 29 de maio (segunda a sexta-feira)
Horário: 16h às 17h30

30 vagas.

Para outras informações (12) 9 9117-6739 – contato do secretário municipal de Valorização da Cultura de Campos do Jordão.

This post will expire on Sunday May 17th, 2020 – 11:59pm.

Campos do Jordão coronavirus

[LIVE] Assista o pronunciamento do prefeito de Campos do Jordão

Toriba oferece experiência gastronômica no conforto do seu lar!