Por causa do impacto do coronavírus na economia popular, a medida atenderá imóveis inscritos na tarifa social
O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (19) que a Sabesp irá suspender a cobrança da tarifa social de água para 506 mil famílias carentes em todo o estado. Em Campos do Jordão, 138 famílias serão beneficiadas.
A medida, que vale a partir de 1º de abril, tem o objetivo de combater o impacto econômico do coronavírus na economia popular.
“São as famílias de menor renda, as mais prejudicadas pela crise econômica. Esta tarifa não será cobrada em abril, maio e junho, exatamente das famílias mais vulneráveis no estado de São Paulo”, disse Doria.
A Tarifa Social Residencial é destinada a residências unifamiliares, desempregados, habitações coletivas ou remoção de área de risco que atendam aos critérios definidos pelo comunicado tarifário. Para usufruir do benefício, o cliente atende a uma série de critérios: possuir renda familiar de até três salários mínimos; morar em habitação subnormal com área útil de até 60 m²; consumo de energia de até 170 kWh mensais; não haver débitos para o imóvel; comprovar o enquadramento na tarifa social a cada 24 meses; consumo máximo de 15 metros cúbicos; demissão não tenha ocorrido por justa causa.
Quem pode ter Tarifa Social de água da Sabesp?
A tarifa Social consiste na redução no preço da tarifa vigente, destinada a residências unifamiliares ou habitações coletivas (como cortiços e favelas urbanizadas). Para usufruir do benefício, o consumidor que esteja empregado deve preencher os seguintes critérios:
– possuir renda familiar de até 3 salários mínimos;
– morar em habitação “subnormal” (que não tenha condições adequadas de segurança, salubridade, durabilidade, dimensão – situação a ser avaliada pela prefeitura) com área útil de até 60 m2;
– ser usuário do sistema monofásico de energia elétrica;
– apresentar consumo de energia de até 170 kWh mensais.
Quando o consumidor estiver desempregado, precisa comprovar que seu último pagamento foi de, no máximo, 3 salários mínimos. Nesse critério, o benefício da tarifa social será concedido por até 12 meses, sem renovação.
Formulário Tarifa Social Sabesp
This post will expire on Thursday March 26th, 2020 – 3:12pm.