Campos do Jordão e a Serra da Mantiqueira começam a desenhar um novo modelo de planejamento regional com a criação da Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável, iniciativa construída por meio de um amplo movimento colaborativo que reuniu dezenas de lideranças locais.
O manifesto que define os conceitos norteadores da entidade foi elaborado de forma conjunta, envolvendo representantes de diferentes setores da cidade, entre eles empresários, lideranças comunitárias, técnicos e representantes culturais.
O documento final já foi oficialmente apresentado ao prefeito de Campos do Jordão, que manifestou total apoio à proposta. Com a validação institucional, o movimento inicia agora os próximos passos para a formalização jurídica da entidade.
A proposta da Agência é atuar como braço estratégico e executivo do desenvolvimento regional, com foco na captação de recursos e em um modelo de gestão técnico, integrado e apartidário. A ideia é garantir que o planejamento de longo prazo da região ultrapasse ciclos administrativos e mudanças de governo.
Entre os principais objetivos está o resgate e a profissionalização da vocação originária de Campos do Jordão, com atenção voltada à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, integrados à riqueza cultural, gastronômica e ambiental da Serra da Mantiqueira.
A operação da futura entidade será baseada em um conceito de “incubadora estratégica”, estruturando projetos prioritários desde o diagnóstico até o momento em que ganhem autonomia de gestão.
Com o apoio do poder público e da iniciativa privada, as próximas semanas serão dedicadas aos trâmites legais para que a Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável comece oficialmente suas atividades, com a proposta de unir diferentes setores da cidade em torno do desenvolvimento regional e do bem comum.
Telefone para contato da Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável: 🤳🏼 (12) 99171-3102


