Sociedade civil e poder público unem forças para criar Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável em Campos do Jordão

Movimento colaborativo reúne lideranças da cidade e inicia formalização de entidade voltada ao desenvolvimento regional da Mantiqueira

Campos do Jordão e a Serra da Mantiqueira começam a desenhar um novo modelo de planejamento regional com a criação da Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável, iniciativa construída por meio de um amplo movimento colaborativo que reuniu dezenas de lideranças locais.

O manifesto que define os conceitos norteadores da entidade foi elaborado de forma conjunta, envolvendo representantes de diferentes setores da cidade, entre eles empresários, lideranças comunitárias, técnicos e representantes culturais.

O documento final já foi oficialmente apresentado ao prefeito de Campos do Jordão, que manifestou total apoio à proposta. Com a validação institucional, o movimento inicia agora os próximos passos para a formalização jurídica da entidade.

A proposta da Agência é atuar como braço estratégico e executivo do desenvolvimento regional, com foco na captação de recursos e em um modelo de gestão técnico, integrado e apartidário. A ideia é garantir que o planejamento de longo prazo da região ultrapasse ciclos administrativos e mudanças de governo.

Entre os principais objetivos está o resgate e a profissionalização da vocação originária de Campos do Jordão, com atenção voltada à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida, integrados à riqueza cultural, gastronômica e ambiental da Serra da Mantiqueira.

A operação da futura entidade será baseada em um conceito de “incubadora estratégica”, estruturando projetos prioritários desde o diagnóstico até o momento em que ganhem autonomia de gestão.

Com o apoio do poder público e da iniciativa privada, as próximas semanas serão dedicadas aos trâmites legais para que a Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável comece oficialmente suas atividades, com a proposta de unir diferentes setores da cidade em torno do desenvolvimento regional e do bem comum.

Telefone para contato da Agência de Desenvolvimento Turístico Sustentável:  🤳🏼 (12) 99171-3102

 

O palácio de Mauricio, o palácio de Adhemar. Por: Benilson Toniolo

Após recomendação do Ministério Público e cobrança por autorização ambiental, Trilhão do Pico é adiado