Única no mundo, Ferrari F50 exposta no CARDE é premiada na estreia do Brasil na Monterey Car Week, nos EUA

Exemplar em exposição no museu de Campos do Jordão veio até uma das mostras mais relevantes dos EUA e foi coroado por sua exclusividade em nível mundial na celebração do 30° aniversário do icônico superesportivo

Pela primeira vez na história do The Quail – A Motorsports Gathering (um dos principais e mais exclusivos eventos do segmento automotivo no mundo), um carro pertencente a um acervo brasileiro é exposto. E ainda volta de lá com um troféu: uma das estrelas exibidas no museu CARDE, de Campos do Jordão (SP), a Ferrari F50, levou o prêmio máximo da categoria que celebra os 30 anos do superesportivo italiano por ser a mais exclusiva do mundo, já que este não se trata de um dos 349 exemplares destinados a clientes, mas sim do segundo de três protótipos construídos antes da produção em série.  

O The Quail conquistou tal status por sua capacidade de reunir lançamentos, carros clássicos e marcas ultraexclusivas, como Koenigsegg, Pagani, Lamborghini, entre outras. Tudo em uma atmosfera que sintetiza o conceito de estilo de vida. Promovido desde 2003 no Quail Lodge & Golf Club e parte essencial da programação da Monterey Car Week, na Califórnia (EUA). 

“Foi a primeira vez que o Brasil participou do The Quail como expositor. Já estávamos muito contentes por conquistarmos essa oportunidade internacional mesmo com apenas nove meses desde a abertura do CARDE. Mas ganhar esse prêmio nos deixou ainda mais honrados e felizes por representar o Brasil e a nossa cultura automobilística nacional”, celebra Luiz Goshima, diretor do CARDE e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.

Para garantir seu espaço no The Quail na categoria reservada para o 30° aniversário da Ferrari F50, a unidade exposta no CARDE passou por um meticuloso processo de restauração. Além de único protótipo pré-série que se tem notícia, a F50 exposta no CARDE chamou muita atenção também pelo estado de apresentação, mesmo diante de outras 16 unidades da F50 de cores e numerações especiais. 

Um Fórmula 1 de rua

“Cinquenta anos de corrida, cinquenta anos de vitórias, cinquenta anos de trabalho duro”. Assim Luca Di Montezemolo apresentou a F50 em 6 de março de 1995, durante a 63ª edição do tradicional Salão de Genebra, na Suíça. Quantas unidades seriam produzidas da sucessora da F40? Apenas 349, uma a menos do que o mercado demandaria, garantiu a marca. 

Quando pensou na F50, a Ferrari almejou um Fórmula 1 de rua. A ausência de direção hidráulica, freios ABS ou qualquer outro tipo de assistência para simular a experiência de dirigir um carro da máxima categoria do automobilismo confirma a ambição purista da marca italiana.  

O chassi é todo em fibra de carbono, enquanto a caixa de câmbio (manual de seis marchas) em liga de magnésio, mesmo material aplicado nas rodas. Até o tanque, emborrachado e com design aeronáutico, é sofisticado. Todo o esforço em aliviar peso, as técnicas aerodinâmicas e o motor 4.7 V12 de 520 cv levam a F50 aos 325 km/h de velocidade máxima.

CARDE é parte da Fundação Lia Maria Aguiar

No meio de uma floresta preservada de araucárias na cidade de Campos do Jordão, a 170 quilômetros de São Paulo, o CARDE surge como um espaço dedicado à valorização da cultura e da história do Brasil, principalmente a do século 20, utilizando o automóvel como personagem principal. O museu traz uma forma única de contar os fatos históricos, já que muitos dos automóveis ali apresentados são mais que produtos para mobilidade — eles se tornaram parte da trajetória do nosso País.

Inaugurado em 28 de novembro de 2024, em sete meses de atividades o CARDE já ultrapassou a marca de 50 mil visitantes. O museu é parte da Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA), que conta com outras iniciativas na cidade de Campos do Jordão. A instituição independente e sem fins lucrativos tem mais de 700 alunos, entre crianças e adolescentes, beneficiados por cursos artísticos profissionais através dos Núcleos de Dança, Música e Teatro, que se tornam a porta de entrada para um mundo de oportunidades e possibilidades. 

A FLMA também conta com o Núcleo de Saúde, gerido em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, que atende de forma gratuita, com mais de 100 mil consultas, procedimentos e exames anualmente, além do inédito tratamento de hemodiálise no município. 

Lia Maria Aguiar é eternizada no Hall da Fama da FIVA

A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA – Fédération Internationale des Véhicules Anciens), por meio de sua representante no Brasil, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), acaba de anunciar a mais nova integrante de seu internacional Heritage Hall of Fame: Lia Maria Aguiar. É a primeira mulher brasileira a receber essa honraria global, pelo seu compromisso com a preservação do patrimônio antigomobilista. 

Segundo o anúncio da FIVA, “a conquista é um reconhecimento direto ao seu audacioso projeto em Campos do Jordão (SP), onde construiu o CARDE | Arte Design Museu, maior museu antigomobilista da América Latina”. É um marco histórico para o Brasil. Apenas três brasileiros agora compõem essa seleta lista, também formada por Og Pozzoli e Roberto Suga, dois ícones reconhecidos pela sua relevância na preservação da memória antigomobilista. 

 

 

Conselho do Idoso se pronuncia sobre caso de agressão em Campos do Jordão

Veranico traz calor fora de época para o Vale do Paraíba