A partir de segunda-feira (2), o Vale do Paraíba e região enfrentarão uma nova onda de calor, com temperaturas previstas para ficarem de 2,5°C a 5°C acima da média, segundo o portal Clima Tempo. O fenômeno deve durar cerca de duas semanas, devido à ausência de frentes frias que poderiam mudar o clima, previstas apenas para a segunda quinzena de setembro.
Embora o calor seja mais intenso em outras regiões do Brasil, o Vale do Paraíba não ficará de fora, com a expectativa de dias quentes pelo menos até 12 de setembro. Ele ressalta que ondas de calor em setembro não são incomuns, pois o mês marca a transição do inverno para a primavera, resultando em mais radiação solar e temperaturas naturalmente mais elevadas.
Além das altas temperaturas, o período será marcado por tempo seco, aumentando o risco de queimadas. Até o início da nova onda de calor, o fim de semana será de clima ameno, com mínimas em torno de 12°C e máximas de 30°C, sem previsão de chuva. A população deve se preparar para o calor intenso e tomar precauções, como manter-se hidratada e evitar atividades físicas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia.