A 13ª edição do Vale Fashion começa nesta terça-feira (21), no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. Com entrada gratuita, o evento segue até quinta-feira (23), reunindo desfiles, palestras, workshops e uma feira dedicada à economia criativa.
As atividades começam a partir das 9h e abordam temas que ultrapassam o universo das passarelas, como sustentabilidade, mobilidade urbana, biodiversidade, tecnologia, empreendedorismo e reaproveitamento de materiais.
Entre os profissionais convidados estão as estilistas Júlia Pantaleão, Camila Machado e Raquel de Queiroz, além das marcas Gregga Store, Templo Fashion e NewSew3D.
Um dos destaques da programação será o desfile do estilista Arnaldo Ventura, na quarta-feira (22). A apresentação terá trilha sonora ao vivo da Orquestra Orion e participação da cantora Gilmelândia.
Artesãos ganham espaço na passarela
O Vale Fashion também terá a participação de 12 artesãos de São José dos Campos selecionados por meio de edital municipal. O grupo recebeu capacitação e orientação para aproximar técnicas artesanais tradicionais das propostas da moda sustentável.
Os participantes passaram por um workshop com a estilista Júlia Pantaleão, em parceria com o Sebrae. Nesta terça-feira, eles participam de uma nova capacitação conduzida por Camila Machado.
Durante o evento, os artesãos terão seus trabalhos apresentados em um espaço expositivo e também participarão de um desfile que reúne moda autoral, design e produção artesanal.
Entre as categorias contempladas estão mobiliário sustentável, decoração, acessórios e peças confeccionadas com reaproveitamento de jeans e outros materiais.
Programação por dia
Terça-feira (21)
A abertura será dedicada a um workshop de moda sustentável e a palestras sobre educação do futuro, tecnologia, mobilidade urbana e economia circular.
Entre os participantes estão Camila Machado, Nuricel Villalonga, Camila Monteiro, Almir Gonçalves e Wellington Zancheta.
Quarta-feira (22)
A programação terá palestras sobre economia criativa, liderança, design e mercado da moda. Também serão realizados os desfiles de Júlia Pantaleão, Gregga Store, Templo Fashion, artesãos locais e integrantes do projeto Todas pelo Vicentina.
O estilista Arnaldo Ventura apresentará sua coleção com acompanhamento da Orquestra Orion e participação de Gilmelândia.
Quinta-feira (23)
O último dia terá debates sobre sustentabilidade, biodiversidade, inovação e práticas ambientais. Participam Marcelo Manara, Mauro Mantovani e Breno Pfister.
A programação de encerramento inclui os desfiles de Camila Machado, Raquel de Queiroz, NewSew3D, artesãos locais e participantes do Todas pelo Vicentina.
Serviço
Vale Fashion 2026
Data: de terça-feira (21) a quinta-feira (23)
Atividades: a partir das 9h
Local: Madah Café, no Parque Vicentina Aranha
Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Vila Adyana, São José dos Campos
Entrada: gratuita
Inscrições para palestras e fóruns: informações no perfil @valefashionoficial


