Aparecida divulga programação da Páscoa

No próximo domingo (24) a Igreja celebra o Domingo de Ramos. A celebração conduz ao fim do período da Quaresma e início do Tempo da Páscoa. No período, os católicos foram conduzidos a uma reflexão interior.

“Terminando o tempo quaresmal, a Igreja nos convida a vivenciar essa Semana Maior da nossa fé cristã católica, que popularmente conhecemos como Semana Santa. Nela celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Antônio.

A celebração de Domingos de Ramos acontece em dois momentos, primeiramente Jesus é aclamado como rei pelo povo, em sua entrada triunfal em Jerusalém. No segundo momento, vivenciamos o mistério da paixão de Jesus com a narrativa da condenação, morte e crucificação.

A missa e Procissão de Ramos, ocorre às 8h, no Altar Central. A procissão terá início no Memorial dos Construtores, localizado no complexo do Santuário Nacional. Em todas as celebrações, haverá benção dos Ramos.

“De segunda-feira a quarta-feira, a Igreja continua sua caminhada quaresmal de uma maneira mais efetiva. Os textos bíblicos sempre nos convidam a pensar nos momentos derradeiros da vida de Jesus, sobre tudo como a trama foi formada, para que Jesus fosse entregue para as autoridades religiosas e políticos daquele tempo para sua morte”, relata Pe. Diego Antônio.

Tríduo Pascal

Na Quinta-feira Santa (28) é celebrado a unidade da Igreja, realizado tradicionalmente a benção dos óleos que são utilizados nos sacramentos da Igreja e a consagração do óleo do crisma, que representa a presença de Jesus na vida da igreja como sinal de unidade.

A Missa do Crisma acontece às 9h, com a presença de todo clero da Arquidiocese de Aparecida, que na ocasião renovam suas promessas sacerdotais. Às 20h, na Missa da Ceia do Senhor tradicionalmente conhecida como a “Missa do Lava-pés”, inicia-se o Tríduo Pascal. Logo após a celebração ocorre a Vigília Pascal, na Capela São José.

 

Durante a Sexta-feira Santa (29) não é realizada a Santa Missa, os fiéis permanecem o dia todo em oração. Às 15h, é acontece a celebração da Paixão do Nosso Senhor Morto, e às 18h a procissão.

 

No Sábado Santo (30), os fiéis permanecem em oração meditando as dores de Nossa Senhora. O Tríduo Pascal encerra-se com a solene Vigília Pascal, a benção do fogo novo, a proclamação das leituras da história da criança e também a benção da água batismal, na qual somos restaurados em Cristo.

 

O Domingo de Páscoa (31) tem início às 6h30, com a Procissão da Ressurreição do Senhor Jesus. No Santuário Nacional as missas de Páscoa serão celebradas às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

 

Os devotos poderão acompanhar todas as celebrações pela Rede Aparecida de Comunicação, pelo Aparecida Ao Vivo e também no aplicativo Aparecida. Para conferir a programação completa da Semana Santa no Santuário Nacional, acesse a12.com/missas

 

GOL amplia horizontes a partir de São José dos Campos: Agora, voos diretos para Salvador!

Coquetel de Lançamento do Livro “Politica Jovem – O Caminho da Esperança