Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira recebem o Cinema Peregrino

Ação vai envolver as comunidades de Campos do Jordão e cidades vizinhas, como Pindamonhangaba, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e Tremembé.

9º Festival Curta Campos do Jordão Inicia com Cinema Peregrino e Expande-se Pela Região da Mantiqueira
9º Festival Curta Campos do Jordão Inicia com Cinema Peregrino e Expande-se Pela Região da Mantiqueira

O 9º Festival Curta Campos do Jordão (FCCJ), uma realização do Cineclube Araucária, promete trazer uma experiência única para os amantes do cinema e da cultura. Antecedendo o evento principal, o festival apresenta o Cinema Peregrino, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro, de quarta a domingo. Esta ação gratuita tem como objetivo envolver as comunidades de Campos do Jordão e cidades vizinhas, como Pindamonhangaba, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e Tremembé.

O Cinema Peregrino exibirá seis curtas-metragens que se destacaram em edições anteriores do Festival, proporcionando momentos de entretenimento e apreciação cinematográfica. A iniciativa busca promover a inclusão social, ampliar o acesso à formação e atrair novos públicos, enriquecendo ainda mais o cenário cultural da região.

Os filmes selecionados para a mostra do programa Cinema Peregrino 2023 incluem “Quase Ele” de Carolina Lobo e André Pires (Taubaté, SP, 2022); “Reciclo Logo Existo” de Paulo Antonio de Albuquerque Filho (Campos do Jordão, SP, 2021); “Nonna” de Maria Augusta V. Nunes (Florianópolis, SC, 2021); “Dois No Asfalto” de Daniel Chagas (Rio de Janeiro, RJ, 2021); “Lembra-Te” de Carolina Cássia (Campos dos Goytacazes, RJ, 2021); “Ela Mora Logo Ali” de Fabiano Barros e Rafael Rogante (Porto Velho, RO, 2022); “Mãostiqueiras” de Juliana Müller Bastos (Campos do Jordão, SP, 2022); e “Ditinho Joana” de Manoel Coutinho (São Bento do Sapucaí, SP, 2017).

O programa Cinema Peregrino foi criado pelo Cineclube Araucária de Campos do Jordão em 2019 com o objetivo de levar sessões especiais de curtas-metragens vencedores de edições anteriores do FCCJ para diversos bairros da cidade e municípios da região. Após uma pausa devido à pandemia, o Cinema Peregrino retorna ainda mais forte este ano como parte integrante da programação do 9º Festival Curta Campos do Jordão.

A expansão do Cinema Peregrino incluiu as cidades da Região da Mantiqueira, como Pindamonhangaba, São Francisco Xavier, São Bento do Sapucaí e Tremembé. O programa conta com o apoio do Instituto Atuarte, Associação Mãostiqueiras, Associação Amigos da Biblioteca – São Francisco Xavier, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeituras de São José dos Campos, São Bento do Sapucaí e Tremembé.

O 9º Festival Curta Campos do Jordão é uma realização do Cineclube Araucária.

Confira a programação do Cinema Peregrino:

– 27/09 (Quarta-feira) às 19h00 no Instituto Atuarte em Pindamonhangaba, SP.

– 28/09 (Quinta-feira) às 19h no Mãostiqueira em Campos do Jordão, SP.

– 29/09 (Sexta-feira) às 19h na Casa de Cultura Júlio Neme em São Francisco Xavier, SP.

– 30/09 (Sábado) às 20h no Centro Cultural Municipal (antigo Cine São Bento) em São Bento do Sapucaí, SP.

– 01/10 (Domingo) às 19h no Centro de Eventos – Centro Cultural Professora Amélia Maria Ribeiro dos Santos em Tremembé, SP.

Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte recebem apresentações gratuitas de teatro

Caminhada por campos de altitude com vista da Floresta de Araucária é novo atrativo do Parque da Lagoinha