Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte recebem apresentações gratuitas de teatro

Projeto aprovado pelo Proac vai apresentar mais de 50 espetáculos para alunos(as) do ensino fundamental da rede de ensino pública e organizações da sociedade civil.

Mais de 5.000 mil crianças já prestigiaram o projeto “Primeiro Teatro”, que promove a peça teatral “A Lua é do Céu” – De Felipe Mejía, em mais de 10 cidades do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte. Iniciado em agosto e com apresentações agendadas até novembro, a peça é interpretada pelos atores Felipe Mejía e Mazé Mejía que aplicam várias técnicas teatrais com fantoches, narrativas (histórias) e fazem o palco com cenário de tecidos estampados e canos de plástico (chamado de empanada).

“Nosso objetivo com esse projeto é levar o teatro para alunos(as) do ensino fundamental da rede de ensino pública e organizações da sociedade civil (OSC), tornando o teatro um lugar mais acessível e desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil”, conta a produtora e artista, Mazé Mejia.

O projeto Primeiro Teatro foi aprovado no Programa de Ação Cultural – PROAC ICMS 35198 do Governo de São Paulo – e vai trazer para a região a formação de plateia para o Teatro infanto -Juvenil; além de democratizar o acesso à cultura, à arte e ao teatro nas cidades. “O teatro é muito afastado da população brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 23,4% dos municípios possuem teatros ou salas de espetáculos. Diante destes números nós decidimos criar o projeto “Primeiro Teatro” para fomentar a cultura e contribuir com o processo de democratização do acesso aos produtos culturais. O teatro é uma importante ferramenta de representação e de experimentação das nossas subjetividades, ambos caminhos essenciais para o pleno desenvolvimento humano. É importante para a formação intelectual de crianças e jovens e permite o contato com experiências e realidades até então desconhecidas”, ressalta Felipe Mejía, escritor e ator da peça A Lua é do Céu.

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e o grupo Lipe com o apoio da Malteria Soufflet Brasil Ltda e do Supermercado Leal do Vale tem a previsão de apresentar 50 espetáculos realizados gratuitamente para alunos(as) da rede de ensino pública e mais 5 espetáculos para organizações da sociedade civil.

No mês de Junho, a cidade de Pindamonhangaba e Monteiro Lobato já receberam o espetáculo nas suas escolas municipais, onde mais de 750 crianças participaram e puderam vivenciar a peça do projeto.

Confira as datas das próximas apresentações:

Sinopse – “A Lua é do Céu” – De Felipe Mejía

O espetáculo conta a história do sol pedindo ajuda para a personagem Miloca para encontrar a lua para acontecer um eclipse. A partir daí Miloca junto com o público se propõe a ajudá-lo e procura seu avô Aureliano para também entrar nessa aventura.

Eles descobrem que a Lua está em um castelo com o urubu, pois ele deseja se casar com ela .Tudo fica resolvido quando o público junto com o vovô cantam e tocam uma bela música salvando assim a Lua que se encontra com o sol .

A peça é apresentada por atores usando várias técnicas teatrais com fantoches e um palco feito de panos pintados e canos de plástico (chamado de empanada).

O espetáculo faz parte do projeto ‘Primeiro Teatro’, criado pelo grupo Lipe – aprovado Programa de Ação Cultural – PROAC ICMS 35198 do Governo de São Paulo – com o objetivo trazer para a região a formação de plateia para o Teatro infanto – Juvenil; além de democratizar o acesso à cultura, à arte e ao teatro nas cidades.

Fotos: Beatriz faria

 

Pizzaiolo da região é reconhecido entre os melhores do mundo

9º Festival Curta Campos do Jordão Inicia com Cinema Peregrino e Expande-se Pela Região da Mantiqueira

Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira recebem o Cinema Peregrino