Aeroporto de São José dos Campos (SJK) recebe Antonov AN-12 e Boeing 767 da Air Canada em operação especial de carga

Em uma semana agitada, o Aeroporto de São José dos Campos – SJK se prepara para receber três operações especiais de carga com aeronaves consideradas verdadeiros ícones da aviação mundial.

Na terça-feira (21), a expectativa atinge o ápice com a chegada de dois aviões Antonov AN-12, modelos fabricados na época da União Soviética, que aterrissarão no terminal por volta das 16h, com intervalo de cerca de meia hora entre cada pouso. Essas imponentes aeronaves, com comprimento de 33,1 metros, são turboélices de quatro motores, com capacidade para transportar até 20 toneladas. O Antonov AN-12 é uma raridade no Brasil, sendo visto apenas em operações pontuais sob demanda.

Na sexta-feira (24), o destaque fica por conta do Boeing 767 da Air Canada, marcando o retorno da companhia aérea canadense às operações de carga com esse tipo de aeronave. A previsão é que o Boeing pouse à 1h35 da madrugada, retornando às 15h35 do mesmo dia para o voo AC-7051, com destino a Lima, no Peru.

A direção da concessionária SJK Airport revela que a operação conjunta dos três aviões trará cargas especiais sob encomenda de uma grande empresa local. Desde a transferência à iniciativa privada em novembro de 2022, o aeroporto de São José dos Campos tem se destacado, contando desde maio deste ano com voos regulares de carga na rota Miami-São José dos Campos, com passagens por outros países da América do Sul. A expectativa é que novas operações surpreendentes possam ser iniciadas nos próximos meses, consolidando o aeroporto como um importante polo logístico no cenário nacional.

Movimento intenso nas rodovias do Vale do Paraíba e Mantiqueira neste final de feriadão

Projeções Positivas: Comércio espera Natal 8% melhor em 2023